quarta-feira

MARIA JOÃO RODRIGUES APRESENTA LIVRO SOBRE A ZONA EURO

Maria João Rodrigues promoveu na passada semana, no Parlamento Europeu, um debate por ocasião da apresentação do livro da sua autoria sobre “A crise da zona euro e a mudança da governação económica europeia”. 
A iniciativa, organizada em colaboração com a Université Libre de Bruxelles, juntou eurodeputados e académicos reconhecidos pelo seu trabalho sobre a governação económica europeia.
No início da sua intervenção, a deputada sublinhou a importância do encontro como mais um contributo para fazer “pontes entre o mundo académico e o mundo político”, referindo ser este um exemplo a seguir.
Segundo Maria João Rodrigues, o debate demonstrou a necessidade de garantir maior solidariedade através do uso do método comunitário na tomada de decisão no âmbito da União Económica e Monetária, “para que esteja progrida para uma situação de maior estabilidade e prosperidade”.
A deputada socialista alertou para a necessidade de "construir uma verdadeira capacidade orçamental europeia”, que complemente o que os Estados nacionais já não conseguem fazer, por estarem “submetidos a uma disciplina orçamental ditada pela austeridade”.
Em suma, para a eurodeputada do PS, esta União Monetária só pode ser sustentável se, a par do esforço que cada um dos seus Estados tem de fazer, “ela se dotar de instrumentos verdadeiramente comunitários nos seus pilares financeiro, económico, social e orçamental”.
Algo, como defendeu, que exigirá mais coordenação fiscal e instrumentos comuns de gestão de dívida".
_____________


Etiquetas: