quarta-feira

Atribuição de Lifetime Grammy a Carlos do Carmos é «justíssima», defende Museu do Fado



Nota prévia: É pacífico que CC é das melhores vozes mundiais no Fado, uma sina tristemente lusitana. A este propósito este Grammy não surpreende, mas é o corolário lógico duma vida inteira dedicada a esta arte de cantar o modo de ser e estar português. O que espanta - ou talvez não - é a incapacidade do locatário de Belém, enquanto representante dos portugueses - em apoiar e promover os artistas nacionais, quer CC em particular e fazê-lo de modo indiscriminado aos demais artistas e não, como é seu apanágio, promover só aqueles que fazem campanha política por si em vésperas eleitorais, como sucedeu com a dona Cátia guerreiro, que também canta o fado ou, pelo menos, fala com os fadistas nas esquinas do Bairro Alto. 

Esta atitude de cavaco revela mesquinhez, inveja e uma mal formação de carácter ainda infelizmente típica de alguns portugueses provincianos que, por um azar dos Távoras, se alçaram ao poder e nele permanecem há tanto tempo quanto António Oliveira esteve em S. Bento. 

Já agora, Parabéns a Carlos do Carmo, a voz maior do Fado!!!





_________________







“É um prémio que consagra os artistas nas grandes referências da música universal e que é justamente atribuído ao Carlos do Carmo”, declarou à agência Lusa a responsável pelo museu.



Sara Pereira sublinhou que o percurso artístico de Carlos do Carmo pode ser visto na Cordoaria Nacional, através da exposição dedicada aos 50 anos de carreira do “homem da cidade”.



Sara Pereira frisou que Carlos do Carmo tem uma carreira de grande longevidade artística e criativa.



O "Lifetime Achivement Grammy" será entregue no dia 19 de novembro no MGM Grand Garden Arena em Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada e distingue as carreiras que constituíram contribuições criativas de excecional importância artística.



Em comunicado, a academia norte-americana considera Carlos do Carmo "um dos maiores fadistas do seu tempo", referindo que é filho da "lendária fadista Lucília do Carmo, que teve um papel importante na sua carreira, que se prolonga há mais de 50 anos".



A academia aponta Carlos do Carmo como uma das "mais emblemáticas vozes da música portuguesa".


__________


Etiquetas: , ,

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home