domingo

O genial Peter O´Toole

Alguns ingleses, dos quais Kitchener era chefe, acreditavam que uma rebelião de árabes, contra os turcos, permitiria à Inglaterra, enquanto lutava contra a Alemanha, derrotá-la - derrotando simultaneamente a aliada desta, a Turquia. 


Quem não se lembra da interpretação genial de Peter O´Toole - enquanto Lawrence da Arábia - o famoso arqueólogo e militar, e homem da intelligence, além de diplomata e escritor ao serviço de Sua Majestade e do então maior império do mundo. Enfim, um homem dos sete ofícios que fazia a ligação com o seu país, o RU - durante a Revolta Árabe - e o Médio Oriente - na fase que antecedeu a Primeira Grande Guerra (1914-18) que opôs as velhas potências europeias entre si na luta pelo controlo do espólio das velhas realidades coloniais/imperiais que implodiam. 

Eis o esforço que o RU fez no âmbito da I Guerra Mundial ao tentar fortalecer o movimento nacionalista árabe contra a dominação turca - na lógica da luta do esforço britânico contra uma Alemanha emergente (que tinha a Turquia como aliada).

Particular neste grande personagem da História do séc. XX foi, talvez, a circunstância de se ter "passado" para o lado árabe traindo a sua identidade de origem, tal a conversão cultural que assumiu ao (não) aceitar que as velhas promessas de reconhecimento da soberania da nação árabe - foram goradas com o desmantelamento do Império Otomano sob os mandatos de França (que ficou com a Síria e o Líbano) e do RU que ficou com a responsabilidade de administrar os territórios da Palestina e da Mesopotâmia (hoje Iraque). 

Talvez tenha sido uma das histórias mais originais, emocionantes e aventureiras do séc. XX, em que a realidade ultrapassou a ficção, que poderá ser revisitada no livro Os Sete Pilares da Sabedoria, que agora conhece uma renovada (e triste) justificação com o desaparecimento desse majestático, erudito, elegante e brilhante actor - que foi o excepcional Peter O´Toole. 

R.I.P.
____________






Etiquetas: , ,