quinta-feira

Edward Snowden contratado para gerir grande 'site' russo


  • Imagem picada na rede

_________________________





«Edward Snowden vai começar a trabalhar numa grande empresa russa na sexta-feira, 01 de novembro. O seu trabalho é manter e desenvolver um grande 'site' russo», disse Anatoly Kucherena à agência russa Interfax.

O advogado recusou indicar o nome da empresa, citando razões de segurança.

A 01 de agosto, dia em que Snowden obteve asilo na Rússia, Pavel Durov, fundador da rede social russa VKontakte, a segunda maior na Europa depois do Facebook, ofereceu-lhe trabalho numa mensagem divulgada 'online'. (...)

Obs: Espera-se que a moral de Snowden seja respeitadora dos valores, princípios e práticas que ele próprio criticou na denúncia que fez dos métodos de recolha e tratamento de informação no seu país: os EUA - pondo a nú um sistema podre, intrusivo, desleal para com os aliados (da Europa). Deixando o próprio Obama a gaguejar, porque o mundo compreendeu - em directo - o que os EUA andavam a fazer ao mundo há anos. E isso é mau de mais para ser verdade. 

Não me surpreenderia que Edward Snowden fosse proposto para o prémio Nóbel da Pax (ou outro), como sinal do seu mérito, coragem e feito. Esta é uma possibilidade que desafia a forma como o mundo irá interpretar o modo como o consultor concretizará a sua moral de convicção vs moral de responsabilidade, um dos temas mais estudados por Max Weber - que o cientista político, Obama, tão bem conhece. 

Afinal, o mundo fica-lhe a dever uma descoberta importante que se prende com o valor essencial das democracias: a LIBERDADE. 

Dito doutro modo: sem a sua coragem e determinação o mundo inteiro, todos nós, éramos todos menos livres. 



Etiquetas: