Relatório da OCDE - Professores de matemática saúdam resultados dos alunos portugueses
Os professores de matemática estão satisfeitos com o desempenho dos alunos portugueses num estudo da OCDE hoje divulgado, que atribuíram à melhoria do ensino da disciplina e à realização de provas de aferição e de exames.
Público
"São passos num bom sentido. Um dos factores referido no relatório [do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA)] são as provas de aferição e exames, que sempre dissemos que contribuem para uma melhoria”, defendeu Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, em declarações à agência Lusa.
Contudo, este professor lembrou que Portugal ainda não atingiu, na área da matemática, a média dos países da OCDE, o que já aconteceu no português e nas ciências.
Para a Associação dos Professores de Matemática, os resultados do PISA “advêm de um trabalho concertado das escolas, dos professores e do Ministério da Educação”.
A presidente da Associação, Elsa Barbosa, lembrou que desde 2006 foi permitido que as escolas dedicassem mais horas ao ensino da matemática.
“A Associação congratula-se com estes resultados e aliás acho que o país também se deve congratular”, afirmou à Lusa.
Portugal obteve uma classificação de 489 pontos no PISA de 2009, muito próximo da média da OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos, que é de 493.
Segundo o documento, Portugal ascendeu ao meio da tabela dos resultados do PISA, entre 65 países, num “ranking” de desempenho liderado pela Coreia do Sul e pela Finlândia.
Portugal regista uma das evoluções mais “impressionantes” desde o relatório PISA 2006 e é dos países com mais progressos na avaliação em matemática, segundo o relatório.
O PISA avalia os conhecimentos dos alunos de 15 anos de idade nas áreas de literatura, ciências e matemática.
Obs: Felicitem-se professores, alunos, a Madame Gulbenkian e alguma tenacidade do PM em persistir numa certa ideia de Educação para o país. Nem tudo é mau, caramba!!!
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