sábado

Fidel Castro: o ditador que mais anos deve à terra

A nova brincadeira do lagarto de Havana, Fidel Castro consistiu em referir que o fracasso do modelo económico comunista cubano não funciona no país e que foram mal interpretadas as suas palavras. Castro apoia-se, primeiro numa revolução nacionalista em finais da década de 50, mas logo depois aproveita a boleia comunista para se bater contra os EUA e expulsar Fulgêncio Batista de Cuba, o que ocorre com sucesso.
Só que passaram quase 60 anos, e a ilha que outrora era um bordel norte-americano e um casino royal para gáudio dos magnates da Florida é hoje um local pobre, desmoralizado, sem economia de mercado, sem pluralismo político, social e informativo. Ou seja, Castro fez a revolução em Cuba para levar a democracia social, económica e política ao povo cubano e libertá-lo das grilhetas do colonialismo norte-americano, mas o seu legado é negro: traduz-se em meio século de escravidão, assassínios por delito de opinião e a promoção de uma clic militar a sustentar o regime ditatorial conduzido pelo seu irmão, o inepto Raul, que ainda hoje pensa e fala pela cabeça do seu senil irmão.
O ditador na imagem cuja única vantagem, após ter sido hospitalizado, é de já não fazer discursos de 5 horas. Embora o mais triste reconhecer é que os milhares de cubanos só verão uma luz ao fundo do túnel quando o ditador morrer, eles sabem-no, por isso é de supor que o pensem mas, como ainda vivem em ditadura, devem pensá-lo baixinho, caso contrário à miséria da fome junta-se a cadeia.
Eis a democracia à cubana que nunca vi o Partido Comunista Português, um dos partidos mais retrógrados do mundo e um subproduto do regime soviético, criticar públicamente.
E é pena, porque Castro já matou e mandou matar muita gente inocente: pintores, poetas, homens de cultura, massacrou as elites sociais e económicas cubanas que pensavam de modo diferente a organização da sociedade e o aparelho de poder, razão bastante para ficar privado da liberdade, senão mesmo da própria vida.
Mas Deus, e seu filho Jesus Cristo, ainda andam por aí cometendo imensas loucuras e injustiças deixando viver quem já não merece o O2 que respira.

Etiquetas: ,