quinta-feira

Évora adere a semana europeia da mobilidade para sensibilizar população

Évora adere a semana europeia da mobilidade para sensibilizar população
Público
Lusa
O município de Évora volta este ano a aderir, pela nona vez consecutiva, à Semana Europeia da Mobilidade, que começa amanhã, para incentivar a população a deslocar-se a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.
A Câmara de Évora, uma das pioneiras em Portugal a participar na iniciativa, promete proporcionar aos munícipes “um leque variado de iniciativas cujo objectivo primordial é encorajar comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável”.
Além de promover a intermodalidade, o município alentejano vai também disponibilizar “oportunidades para a população se deslocar a pé, utilizar a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado”.
“Em Portugal, que participou na iniciativa europeia desde a primeira hora, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram activamente com as autarquias envolvidas”, escreve a Câmara de Évora.
A iniciativa, acrescenta o município, “é também uma excelente oportunidade para os cidadãos redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável”.
Para o primeiro dia da Semana Europeia da Mobilidade, amanhã, a autarquia programou dois espectáculos, um de precursão e outro de música electrónica, e, para os restantes dias, estão previstos espectáculos musicais, teatrais e diversas actividades desportivas.
A Semana da Mobilidade culmina a 22 deste mês, data em que se assinala o Dia Europeu sem Carros, que prevê o corte do trânsito nas principais artérias do centro histórico da cidade, entre as 08h00 e as 20h00, à excepção de transportes públicos, veículos de emergência e veículos não poluentes.
Além do condicionamento do trânsito, a iniciativa integra também uma acção de sensibilização ambiental, com distribuição de sacos de compras reutilizáveis, um debate sobre “Mobilidade mais inteligente - Uma vida melhor e mais Segura” e caminhadas pela cidade.
Obs: Felicite-se a ideia que anualmente faz carreira em algumas das nossas mais importantes cidades. Cidades planas, cidades acidentadas pela orografia, o que importa é induzir hábitos de mobilidade "leve" nos cidadãos, além de amigos para o ambiente e uma excelente oportunidade para sensibilizar as populações de que o reforço no investimento público em ciclovias é fundamental para assistir a toda esta filosofia de pensar, gerir e de controlar os fluxos de tráfego nas nossas cidades. Tudo indicadores desenvolvimentistas a que o Turismo de qualidade, seguramente, não ficará indiferente.

Etiquetas: