sexta-feira

Portugal está no 27º lugar entre 100 países analisados, vistas cinco áreas essenciais.

Portugal está no 27º lugar entre 100 países analisados, vistas cinco áreas essenciais. rr
A “Newsweek” analisou um conjunto de parâmetros em 100 países e chegou à conclusão que o melhor país do mundo para se viver é a Finlândia (lidera, por exemplo, na educação com 93.4% de literacia).
São cinco as áreas analisadas pela revista norte-americana: Educação, Saúde, Qualidade de Vida, Dinamismo Económico e Ambiente Político.
Portugal figura no 27º lugar na lista dos melhores do mundo, com uma pontuação final de 76,29 pontos, ocupando o 37º lugar na Educação, 23º na Saúde, 27º na Qualidade de vida, 42º no Dinamismo económico e 23º no Ambiente político.
No top três, depois de Finlândia, estão a Suíça e a Suécia. Os Estados Unidos estão em 11º lugar, Alemanha em 12º, Espanha 21º e Grécia 26º.
Obs: Confesso que me surpreendeu o "bom" posicionamento relativo de Portugal nas areas analisadas. Apetece dizer: mudemo-nos para a Finlândia ou então importemos aquele "maravilhoso" clima, sol, praias e gastronomias que devem ser de "fugir a sete pés". Enfim, não se pode ter tudo! Talvez agora a Newsweek possa elaborar outro estudo de Verão para aferir em que posição ficam os países escandinavos - onde a corrupção é escassa e as mulheres são uns lugares de culto que nos habituámos a ver nas revistas, em postais e no Allgarve fazendo turismo provando, de facto, que a Newsweek está equivocada. Será?!

Etiquetas: ,