segunda-feira

Maioria dos norte-americanos não confia na Administração

A confiança pública na Administração está num dos seus pontos mais baixos em cinco décadas (Jim Young/Reuters)
Público
A maioria dos norte-americanos não confia em Washington para resolver os problemas da nação. Segundo um inquérito do Centro Pew, só 22 por cento diz que pode confiar na Administração “quase sempre ou na maioria das vezes”.
Apenas 19 por cento dos ouvidos afirma estar satisfeito com o trabalho da Casa Branca de Barack Obama e quase metade considera que a Administração tem um efeito negativo nas suas vidas quotidianas.
A confiança pública na Administração federal está assim num dos seus pontos mais baixos em cinco décadas, diz o Pew.
A maioria considera que Washington interfere demasiado em políticas que deveriam ser tratadas a nível local e de estados. Metade dos inquiridos quer um governo mais pequeno e com menos responsabilidades, mas 40 por cento quer um governo maior, uma questão que já dividia dos norte-americanos antes da eleição de Obama.
O inquérito conclui que algumas políticas desta presidência, como o pacote de estímulo da economia e a reforma da saúde, são parcialmente responsáveis pela diminuição da confiança e pelo crescimento das posições anti-governo.
Mas a sondagem também identifica uma combinação de factores que contribuíram para a hostilidade do eleitorado, como a recessão que Obama herdou do Presidente George W. Bush e um desânimo generalizado.
Obs: Pergunte-se aos portugueses se confiariam a chave de sua casa ao Estado, à Polícia e aos Tribunais... Os resultadaos seriam ensurdecedores.