quinta-feira

Sismo foi o «maior desde 1969», diz presidente de Instituto de Meteorologia

Sismo foi o «maior desde 1969», diz presidente de Instituto de Meteorologia, tsf
O presidente do Instituto de Meteorologia considerou que o sismo desta quinta-feira foi o «maior desde 1969». Apesar de ter sido sentido por muitos com alguma intensidade, Adérito Serrão confirmou que o sismo não provocou quaisquer vítimas.
O presidente do Instituto de Meteorologia considerou que o sismo desta quinta-feira em Portugal com a magnitude de 6.0 na escala de Richter foi o «maior desde 1969».
Apesar de ter sido de forte intensidade, segundo Adérito Serrão, este sismo cujo epicentro se localizou no Oceano Atlântico a 30 quilómetros de profundidade, «não causou estragos e não danificou estruturas».
Em declarações à agência Lusa, Aderito Serrão explicou ainda que o «sismo foi sentido em Lisboa, em muitos locais sobretudo nos lugares de maior elevação», bem como «ao longo de toda a costa algarvia».
Junto ao Centro Operacional de Sismologia, este responsável confirmou que «não existem vítimas a registar» e que este sismo «foi sentido com alguma intensidade, em bastantes locais pelas populações».
Por seu lado, o sismólogo Fernando Carrilho explicou que as «réplicas são normais» e «tendem a diminuir quer em intensidade, quer em intervalos de tempo» e que o sismo teve uma «duração aproximada de três minutos».
Sismo
Investigador alerta para necessidade de reavaliar edifícios construídos antes de 1983
Estudo de risco sísmico e tsunamis será apresentado em Janeiro
Se sismo fosse mais perto da costa teria efeitos semelhantes ao abalo de Aquila, diz especialista
Sismo sentido com «muita intensidade» em Vila do Bispo
Protecção Civil quer verificar estruturas após sismo
Sismo de 6.0 na escala de Richter sentido em Portugal