Sismo de magnitude 6,0 foi o maior desde 1969 (VÍDEO), dn
A terra tremeu hoje na Península Ibérica e em Marrocos, exactamente às 01:37:47h, numa intensidade de 6,0 na escala de Richter, segundo o Instituto de Meteorologia de Portugal. Não há danos a registar.
De acordo com dados do Instituto de Meteorologia de Portugal, o sismo que foi sentido esta madrugada em toda a Península Ibérica registou 6,0 graus na escala de Richter (num total de 10), uma intensidade considerada média.
Os instrumentos registaram uma duração de alguns minutos, mas o sismo apenas foi sentido pelas pessoas durante cinco a oito segundos, disse a mesma fonte.
O epicentro deu-se no mar, a 30km de profundidade e a Oeste de Gibraltar, cerca de 185km a Oeste de Faro e 264km a Sudoeste de Lisboa. O primeiro abalo foi seguido de dezasseis réplicas. Às 11:00 (em Portugal Continental) a actividade sísmica ainda ocorria.
O Instituto de Meteorologia (IM) considera que este sismo foi o "maior registado desde 1969", disse hoje à Lusa o presidente daquele organismo.
De acordo com o responsável do IM, Adérito Serrão, "o sismo desta madrugada é o maior registado desde 1969", a cerca de 100 quilómetros do Cabo de São Vicente, no Algarve, mas "sem problemas a registar", reforçou.
"Não existem vítimas a registar", foi apenas um sismo "sentido com alguma intensidade, em bastantes locais pelas populações", explicou Adérito Serrão à agência Lusa junto ao Centro Operacional de Sismologia, em Lisboa.
O sismólogo Fernando Carrilho afirmou, por seu lado, que as "réplicas são normais" e que "tendem a diminuir quer em intensidade, quer em intervalos de tempo".
O sismo foi registado pela rede de 40 equipamentos distribuídos por todo o território nacional, e teve uma "duração aproximada de três minutos", concluiu o sismólogo.
De acordo com o European-Mediterranean Seismological Centre (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico) e do U.S. Geological Survey (USGS, o instituto de geologia norte-americano), o abalo deu-se exactamente às 01:37:47h e teve uma magnitude um pouco mais baixa do que a avaliada pelo Instituto de Meteorologia: 5,7 na escala de Richter.
Já o Instituto de Sismologia de Espanha avaliou em 6,3 na escala de Richter a intensidade do abalo sísmico.
Oito réplicas de fraca intensidade
Até às 03.47h, o site do Instituto de Meteorologia dava conta de oito réplicas do abalo, todas a Sudoeste do Cabo de São Vicente e com magnitudes entre os 2,3 e os 1,3 graus na escala de Richter.
Sem danos a registar
Contactada pelo DN.pt, a Protecção Civil afirma não ter registo de danos pessoais ou materiais. As chamadas recebidas foram apenas para dar conta da ocorrência do sismo e não foram registados quaisquer pedidos de ajuda.
O DN disponibiliza testemunhos dos seus leitores sobre o sismo, no artigo relacionado "Leitores do DN relatam o sismo".
O abalo foi também filmado por um utilizador do YouTube:
Sismo em Portugal [Directo] - devemos referir que o vídeo é pouco esclarecedor. A realidade foi bem mais assustadora.
O site European-Mediterranean Seismological Centre disponibiliza uma plataforma que permite aos seus utilizadores fazer relatos de ocorrências deste género. Neste site, residentes em Portugal e até Espanha e Marrocos relataram as suas experiências:
Portimão, a 139 km (Noroeste) do epicentro"Senti dois tipos de vibração. Uma inicial suave mas intensa de curta duração, que se seguiu uma vibração mais forte em que foi perceptível o edifício vibrar e abanar."
Sesimbra, a 226 km (Norte) do epicentro"Durou cerca de 3 segundos"
Amora, a 231 km (Norte) do epicentro"Onda de calor. Senti o sismo principalmente porque a cadeira onde estou sentado tem rodas e moveu-se sozinha."
Costa de Caparica, a 244 km (Norte) do epicentro"Teve a duração de 15 a 20 segundos, sentido no Monte de Caparica. Forte o suficiente para causar tonturas a andar, pequenos objectos como louças tilintares e vibrarem. Estava no messenegr e pessoas relataram terem sentido em Coruche, Damaia e Portimão."
Lisboa, a 256 km (Norte) do epicentro"Tinha um armário com a porta aberta que se fechou. Senti claramente o predio a abanar de um lado para o outro."
Ayamonte, Espanha, a 235 km (Este) do epicentro"Segundos antes assustei-me com o ruído dos pássaros, porque eram duas e meia da madrugada [uma hora a menos em Portugal], e depois começou tudo a mover-se e a tremer, de maneira bastante forte"Gafanha da Encarnação, a 469 km (Norte) do epicentro"Foi mesmo engraçado, pois foi a primeira vez que senti alguma coisa e é estranho que tenha sido tão longe, quando houve clara percepção e ruído."
Marraquexe, Marrocos, a 569 km (Sul) do epicentro"Assustador"
<< Home