quinta-feira

SErá senilidade? P'lo Jumento

Imagem picada na rede.
Editorial Jumento
Será senilidade?
Quando o semanário Expresso noticiou o envolvimento de assessores de Cavaco Silva na eleição de Manuela Ferreira Leite a Presidência da República apressou-se a divulgar um comunicado desmentindo a notícia. Na edição seguinte o Expresso manteve o que tinha escrito e o assunto ficou por aí.
Quando um outro semanário noticiou o envolvimento de assessores da Presidência da República na elaboração do programa do PSD a opção foi outra, Cavaco Silva manteve-se em silêncio, foi o PSD que veio desmentir a notícia. Cavaco optou por recusar tomar posição por causa do período eleitoral, mas lá foi ameaçando que se fosse necessário tomava falava em público.
Quando todos se tinham esquecido da notícia original um qualquer assessor anónimo vei lançar uma insinuação de grande gravidade sobre o primeiro-ministro, insinuando que a Presidência da República poderia estar sob vigilância. Incrivelmente Cavaco permaneceu em silêncio.
Das duas uma, ou Cavaco anda tão nervoso com as sondagens que vai lendo que achou que devia ir mais longe na sua estratégia de favorecimento de Manuela Ferreira Leite, ou está ficar senil e são os seus jovens tigres recrutados no PSD que representam a Presidência da República enquanto Cavaco Silva se vai entretendo a comer carapaus alimados.
É grave que a Presidência da República seja envolvida em insinuações deste tipo, é ainda mais grave que essas insinuações sejam feitas por assessores a coberto do anonimato (onde estará Pacheco Pereira que em tempos tanto atacava os blogues anónimos?), é gravíssimo que Cavaco Silva dê cobertura com o seu silêncio, fazendo suas as acusações dos seus assessores.
Há muito que Cavaco Silva deixou de ser uma referência da estabilidade política, deixou cair a imparcialidade e desde que Manuela Ferreira Leite reapareceu que o seu envolvimento no processo político é cada vez maior, chegando agora ao ponto de promover ou deixar-se envolver em golpes que são tão baixos que chegam a ser idiotas. Cavaco Silva parece estar a perder o controlo, já não parece ser ele que controla "Precedência" da República, deixando aos assessores essa tarefa.
Cavaco não resistiu à tentação de deter todo o poder e não hesita em desprestigiar a instituição Presidência da República entregando-a a assessores com deficiente formação política que estão a querer transformar este país numa república das bananas. Desta vez os assessores chegaram ao ponto de lançar insinuações graves para desviar a atenção dos portugueses das listas de candidatos do PSD.
Cavaco estará a ficar senil? Nunca foi grande coisa enquanto político, mas quando era um pouco mais jovem revelava mais inteligência e controlo das situações do que aquilo a que estamos a assistir.
____________________________________
Obs:
Infelizmente, o Jumento está pleno de razão neste seu lúcido e oportuno editorial que aqui republicamos. Cavaco não desiste de apoiar a sua pupila, a Srª Frreira Laite, gerar intriga através dos seus assessores, fazer fogo informativo. Pensa que assim ajuda este caótico PSD a ganhar eleições e se renova em Belém. Erro.
O mais certo é sair-lhe o tiro pela culatra, e com aquela equipa de assessores Belém evoca-me aqueles jogos de futebol de província em que os solteiros jogam contra os casados, mas ninguém percebe quem é quem e, no final, todos ganham.
Para assistir a este filme série Y sempre seria preferível o Cavaco PM que Portugal conheceu ao tempo das "vacas gordas" aquando da nossa entrada na então CEE.
Agora só falta Belém indigitar o nome de Alberto João da Madeira para substituir Lobo Antunes no falhado Conselho de Ética. De Belém já se espera tudo, na ânsia de ajudar a srª Ferreira.
Cavaco tornou-se nisto: no falso presidente de "todos" os portugueses.