Teoria da Viagem - Uma Poética da Geografia - por Michel Onfray -
"Viajar tornou-se, não apenas uma espécie de apelo da humanidade civilizada e com um mínimo de meios económicos, mas também uma vitória sobre a eternidade; porque a viagem nos salva do que perdura e que não é tão eterno como julgávamos. Pertencendo a um mundo em que cada minuto tem um preço e uma medida exacta, o viajante recupera a poesia, a inutilidade, os monumentos em ruínas, os papéis que hão-de ser arquivados fora da memória, as varandas dos hotéis, os instantes fugidios de prazer e de clandestinidade.
Ele é verdadeiramente um espião; e o mundo inteiro é o seu território. Em Teoria da Viagem - Uma Poética da Geografia, Michel Onfray reflecte sobre a origem do desejo de viagem. Por que razão nos sentimos mais nómadas ou mais sedentários?
Por que somos impelidos para o movimento constante, a deslocação - ou amamos o imobilismo e as raízes? porque mantiveram alguns povos a sua marcha permanente, atravessando continentes? E por que se dedicaram outros a um só lugar, onde cuidaram dos seus campos? A energia que anima estas diferentes formas de vida, estes dois arquétipos, é a mesma que anima o resto do universo, e que as combina em cada um de nós".
Teoria da Viagem, de Michel Onfray textos breves ________________________________________________
Obs: Sem conhecer este trabalho, antecipo aqui um talento por descobrir, embora se trate dum autor com obra, talento e que sabe pensar. Um homem assim só pode escrever bem e partilhar mundo. Só mais uma pequena nota, Michel Onfray é filósofo, e isto diz (quase) tudo.
<< Home