domingo

Polémica entre o 'Expresso' e a TVI

Esta imagem contém vírus, e concentra o pior defeito do capitalismo com o pior defeito do comunismo. Isto também rima com mau jornalismo. Ou seja, falta de ética no tratamento da informação, tornando-a subversiva, transgressora, persecutória. Por força destas violações sistemáticas ao dever de prestar boa informação faça-se um bloqueio aquela estação - pela má qualidade do serviço público que presta à sociedade.
________________________________________________
in DN
O director do semanário Expresso, Henrique Monteiro, acusou ontem o Jornal Nacional de Manuela Moura Guedes na TVI de fazer jornalismo "miserável", porque mostrou a capa da edição de hoje do semanário. Monteiro escreveu no Twitter (uma rede social online) que só enviou a capa do jornal para a TVI com o embargo de só ser exibida às 24.00, no programa sobre os jornais do dia seguinte. "O que a TVI fez qualifica o seu jornalismo", escreveu Henrique Monteiro, acrescentando no post seguinte: "Confesso que achei mto [muito] estranho. De facto é miserável..." O Expresso dá destaque na primeira página à entrevista com o primo de Sócrates envolvido no caso Freeport (invocou o nome e a intervenção do então ministro do Ambiente para ganhar um concurso), que está na China.
Obs: De facto, até um aluno de jornalismo do 12º Ano constataria que aquele jornal de 6ªfeira é um péssimo serviço público, viola quase todas as regras do bom jornalismo - no plano formal e informal - que a pivot parece desconhecer (a mesma que queria ser cantora, depois deputada e lá pensou que ser pivot era um escape), dá má fama aos media em geral em Portugal, cria um clima de ódio latente entre a sociedade civil e a sociedade política, etc.
E tudo porque a família Moniz está apostada em contribuir decisivamente para destruir políticamente Sócrates. Se isto é jornalismo...
Isto tem um outro nome que a minha educação aqui e agora me impedem de dizer.