Marketing da desgraça: uma nova categoria sociológica no mundo da Comunicação Política
Até ao momento havia várias categorias de marketing: tático, de desenvolvimento, de guerra, de paz, de competição, demarketing, enfim, uma catadupa de categorias para tentar vender o sabonete lux ou o sabão azul, consoante as circunstâncias.
Com este outdoor - e a mensagem que ele contém, emerge uma nova categoria de marketing: o marketing da desgraça. Não se percebe bem se se trata duma linha S.O.S. racismo ou S.O.S. violência, e já nem queria aventurar-me por uma hermeneutica que fronteira com as linhas eróticas, porque isso seria uma maldade que aqui não fazemos. Mas lá que está implícito, está!!! E ninguém está a ver a senhora a... Credo!!!
O que é facto é que estamos à porta das eleições europeias e o "desgraçado" do Paulo Rangel, que até é um rapaz culto e técnicamente preparado, apesar de irrequieto e um pouco trapalhão, não aparece. A Manuela rouba todo o espaço ao seu candidato às europeias, "maneiras que" deixa de haver um espacinho para o denso Rangel aparecer na fotografia.
Será que é a Manuela que vai para a Europa?!
Creio que a questão é legítima. Assim como legítima é a outra questão de saber se eles alternam, com Rangel a atirar-se às Legislativas... A Lapa é, hoje, uma baralhação.
E como o PSD andou a distribuir marketing tóxico amíude pela cidade e arredores - irmanando a srª Manuela à mensagem Não desista, somos todos precisos, o risco do acidente rodoviário aumentou exponencialmente pelo défice de atenção à condução que é devido aos automobilistas que são confrontados com tamanha poluição visual.
Ao pretender estabelecer uma ligação íntima com os eleitores - deixando o número de telefone para o qual as pessoas podem ligar deixando as suas mensagens (dado tratar-se duma gravação), Leite está a reconhecer várias coisas:
- Não tem ideias, e julga, ainda por cima, que é o "Zé Povinho" que lhe vai ligar para dizer que projectos o PSD deve ter para a Europa, para o Governo e para as autárquicas. No fundo, aquela linha é o sucedâneo do defundo Instituto Partido Social Democrata (IPSD) - que era suposto fazer planeamento político e valorizar as propostas do PSD.
Só falta à srª Manuela pedir às pessoas que façam uma transferência bancária ee deixar um donativo(zinho) para pagar os cartazes (ou os reclamos) de campanha que são, como se pode ver, uma verdadeira obra d' arte comunicacional.
Eu e alguns amigos, já quase nos acidentámos por causa desses outdoors, e um dia o acidente acontece, fazendo com que a curva do Mónaco desapareça ou a entrada para Paço d' Arcos descambe na recepção da Escola Náutica Infante D. Henrique. E muita outra boa gente vá fazer aqua planning até ao Forte de São Lourenço da Cabeça Seca (talvez tenha sido aqui que a Manuela se inspirou mais a sua equipa de marketeers para fazer aqueles outdoors) - também conhecido pela Torre do Bugio, nas águas da Foz do rio Tejo (onde anos antes Marcelo alinhou um mergulho para perder a CML para Jorge Sampaio). Pobre Marcelo...
Por isso, aqui fica o meu mui modesto conselho: se não tiver seguro contra todos os riscos, cuidado, muito cuidado!! Pois em caso de acidente, se ligar para aquele número também não lhe pagarão qualquer indemnização por danos materiais ou físicos.
É pelo conjunto destas razões que hoje o PSD de Ferreira leite se transformou num partido que contribui para uma elevada sinistralidade política, um acidente antecipado.
Aliás, aqueles outdoors são bem o reflexo dessa crónica da morte anunciada...
Já agora, e se não for pedir muito, faça-se também um "reclamo" para Paulo Rangel, que parece ir às Europeias...
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