terça-feira

Ferreira Leite também telefonou ao Cristiano Ronaldo...

  • Ficção futebolítica
Consta que logo que soube que o PM telefonou a Cristiano Ronaldo para o felicitar pelo prémio obtido, que o consagra o melhor futebolista do mundo em 2008, Ferreira Leite desatou, desesperadamente, a tentar ligar para o Ronaldo para o felicitar.
A chamada, por erro ou azar dos Távoras, foi parar a Belém - e lá - assim que identificaram a voz, desligaram.
Manela estranhou, mas não desistiu e ligou novamente. Desta vez a chamada foi parar ao gabinete parlamentar de Paulo Rangel que a atendeu efusivamente, mas logo que Leite percebeu estar a falar com o seu "menino-parlamentar", arrepiou caminho e tentou disfarçar, ainda que Rangel - tenha perguntado a Leite: mas desde quando é que a "madrinha" gosta de futebol???!! Ficou sem resposta.
A saga de tentar apanhar Ronaldo pelo Tm continuou, só que desta feita a linha foi cair ao Ministério das Finanças, e Teixeira dos Santos, por caridade, lá atendeu. Leite não se descoseu, percebeu que não era Cristiano e perguntou pelo défice. Teixeira dos Santos disse que agora o Ministério das Finanças é uma casa séria e não a rebaldaria do défice dos 6% ao tempo do Governo Barroso que Leite integrou. Parece que Leite se exaltou e deu uma resposta à Pinheiro de Azevedo.
Teixeira não gostou e parece que vai processar a senhora por injúrias...
Ferreira leite, a meio da noite, já se encontrava agastada com tantas negas, mas voltou à carga já o com o Tm quase sem bateria. Desta vez a troca de linhas canalizou a sua chamada para o Al berto da Madeira - que inebriado com o trofeu do "puto-maravilha" e o fogetório na ilha - que ele trata como extensão do seu próprio quintal - confundiu a líder da oposição com o PM, e tratou logo de supôr que Ferreira Leite era a actual locatária de S. Bento. De caminho, como de costume, aproveitou logo para pedinchar mais uns milhões ao Orçamento Geral de Estado, na esperança de que a Manela (sua correligionário de partido) lhe facilitasse a vida - em prol de mais uns hospitais e umas escolas.
Leite respondeu: Hó homem, você está bêbado ou quê...
Mesmo que fosse PM e tivesse esse cabimento orçamental - você não veria a ponta dum c...
Parece que o Al berto tratou a senhora com o mesmo carinho e adjectivo com que costuma tratar os jornalistas e a maçonaria do "contenente". Desta vez é a Ferreira leite que vai instaurar um processo ao Al berto da Madeira.
Leite já estava entre o verde e o amarelo, desesperava para apanhar o puto-maravilha ao Tm a fim de o felicitar. Até porque as sondagens são uma desgraça, o partido não gosta dela e a sociedade quer vê-la pelas costas. Pedro Passos Coelho, para ajudar à festa, é uma sarna semanal. Daí que um telefonema ao Cristiano vinha mesmo a calhar - para relançar o élan e o glamour da Lapa e subir nas sondagens, agradar ao partido e conquistar a simpatia da sociedade...
Mas nada feito. As chamadas tinham sempre outro destino.
Até que a Manela, desesperada, resolve ligar a Sócrates e perguntar-lhe se a poderia por em contacto com o puto-maravilha. Sócrates atendeu, e disse-lhe o seguinte:
- Olhe falei com ele agora mesmo e, em nome de todos os portugueses, feliciteio-o pelo prémio. O seu nome também estava incluido no "todos" os portugueses.
- A Manela já salivava, embora contida.
- Depois perguntou ao PM - porque razão não aceitou um debate público?
- Sócrates: foi para a poupar. É que a srª já tem as sondagens, o partido e a sociedade contra si, se tivesse aceite esse debate ficaria em cacos. E eu, apesar de ter fama de ser um "animal feroz", não deixo de me emocionar perante os mais fracos e aqueles que estão em dificuldades, como é o seu caso.
- Leite terá soletrado umas palavras de conforto, carinho e reconhecimento, e lamentou não ser umas décadas mais nova...