segunda-feira

Cavaco "internético". Belém entra no Youtube. Está de parabéns

in Público (em 1ªmão)
Depois do Twitter, chega agora a vez do vídeo e das fotografias Presidência da República inaugura presença no YouTube, Sapo Vídeos e Flickr
Rafael Pereira
A Presidência da República anunciou hoje na sua página oficial que já está presente no YouTube, Sapo Vídeos, Flickr e Twitter, onde vai disponibilizar informação relativa às suas iniciativas.
“O rápido desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação coloca-nos constantemente novos desafios”, são as primeiras palavras do vídeo do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em que explica os novos canais. [...]
Obs: Aproveitamos daqui para felicitar Belém e o sr. PR em particular pelo facto de aproveitar as TIC para potenciar o espaço de comunicação e interacção entre o órgão da PR e a sociedade.
Isto não só permite uma estrada de duas vias entre a sociedade e Belém, como também evita muita da intriga política que hoje alí tem epicentro. Não, seguramente, por vontade do sr. PR, mas porque o elo mais fraco da oposição em Portugal, Ferreira leite, se "pendura" (oficiosamente) na figura do sr. PR para procurar potenciar a sua estratégia política e eleitoral. Sem sucesso, até ao momento...
Isso ocorreu várias vezes, por acção ou omissão, denunciando publicamente conversas havidas em privado - que exigiriam reserva. E com muito desnorte da actual líder da oposição - cuja acção tem contribuído para envenenar as relações politicas e institucionais entre Belém e S. Bento. Eis o "contributo" de Ferreira leite desde que chegou à presidência do psd, na sequência do Congresso de Guimarães.
Com esta iniciativa, que coloca Belém no Youtube, não só as relações entre a PR com a sociedade ficam mais interactivas, como as relações entre aquele órgão de soberania e os media ficam mais transparentes. Assim, não se discrimina positivamente ninguém em particular, e quando o PR fizer uma comunicação ao país todos os saberão ao mesmo tempo, e não apenas alguns...
Desta feita, quando o sr. PR quiser fazer uma declaração, uma intervenção, deixar uma mensagem, lançar uma iniciativa ou apenas falar sobre o estado do tempo e a importância do clima na agricultura e na economia rural ou ainda sobre a qualidade de vida dos pequenos comerciantes (que operam em desvantagem com as grandes superfícies) - já poderá fazê-lo pelo Youtube - um formato que é, certamente, mais seguro e transparente do que certos jornais (diários e semanários) em Portugal.
Jornais que, pela ausência de oposição credível do psd e por razões de política geral e, sobretudo, de natureza empresarial, resolvem eles próprios assumir esse papel - subvertendo a democracia. Daí que, no limite, esta iniciativa internética de Belém só vem reforçar a qualidade da nossa democracia (real e virtual) e do saudável relacionamento entre a Presidência da República e o conjunto da sociedade.
Em rigor, com esta iniciativa o sr. PR, e bem, reduz substancialmente muita da intriga de que é, injustamente, acusado. Por isso está de parabéns.