quinta-feira

Avião da Spanair pode ter caído devido a falha nos ‘flaps’. NÃO VÔE NA SPANAIR

NOTA PRÉVIA MACRO:
VOAR NA SPANAIR É DESAFIAR O DESTINO E ANTECIPAR UMA MORTE A 85OKil. A TRIPULAÇÃO SÓ FALA INGLÊS - PODENDO FALAR ESPANHOL - O APOIO PSICOLÓGICO NO AEROPORTO É ZERO E OS AVIÕES FAZEM LEMBRAR A FROTA DE ALGUMAS COMPANHIAS AÉREAS DO 4º MUNDO.
POR VEZES, OS TAIS AVIÕES LÁ CONSEGUEM LEVANTAR VÔO, PROVAVELMENTE COM O AUXÍLIO DUMA NORTADA DE FEIÇÃO. MAS NEM SEMPRE O VENTO AJUDA... E QUANDO ASSIM É, O SALDO É MACABRO, SÃO AOS 154 MORTOS DE CADA VEZ...
INTERDITE-SE IMEDIATAMENTE A COMPANHIA POR VIOLAR NORMAS DE SEGURANÇA ELEMENTARES, DESDE LOGO O DEVER DE INFORMAÇÃO AOS PASSAGEIROS. OU ESTÁ-SE À ESPERA QUE SEJAM VITIMADAS MAIS UMA CENTENA DE PESSOAS PARA TOMAR UMA ATITUDE MAIS DRÁSTICA???!!!
É ÓBVIO QUE AQUI - NESTE VÔO IBIZA-LISBOA - O SUSTO DEVE TER TAMBÉM CONTAGIADO O COCKPIT QUE FICOU PARALISADO E SÓ SE LEMBROU DA LÍNGUA DE SHAKESPEARE -, AS HOSPEDEIRAS MAIS PARECIAM BARATAS TONTAS, O QUE AMPLIFICOU O PÂNICO EM TODO O APARELHO.
METER A CASSETE EM INGLÊS - TAMBÉM NÃO DEVE TER AJUDADO, TRATANDO-SE DUMA EMPRESA ESPANHOLA.
OU SEJA, HOJE O DRAMA REPETIU-SE (COM 163 PORTUGUESES A BORDO - NO VÔO IBIZA-LISBOA - TENDO O "CALHAMBEQUE-AÉREO" ATERRADO FORÇADAMENTE EM PALMA DE MAIORCA), EMBORA NÃO PASSASSE DE UM SUSTO, MAS O PROBLEMA ESTÁ LÁ - NO APARELHO. VER AQUI [LINK] DO VÍDEO.
RESTA SABER SE ESTE TIPO DE ACTUAÇÃO POR PARTE DESTA COMPANHIA AÉREA IRRESPONSÁVEL - SPANAIR - QUE JÁ DEMONSTROU A SUA INCOMPETÊNCIA, NÃO DARÁ DIREITO A RECLAMAÇÃO DE INDEMNIZAÇÃO POR PARTE DOS PASSAGEIROS - QUE SOFRERAM "AS PASSAS DO ALGARVE" QUANDO VIAJAM NESSES AVIÕES.
ISTO SÓ VEM REFORÇAR A LEGITIMIDADE DOS FAMILIARES DAS VÍTIMAS DE BARAJAS, EM MADRID.
O avião da Spanair que caiu era idêntico ao da fotografia
A causa do acidente do avião da Spanair que caiu quando tentava levantar voo no aeroporto de Barajas, em Madrid, pode estar numa falha nos ‘flaps’, painéis que se movem na asa do aparelho para aumentar a sustentação. Fonte ligada à investigação do acidente disse ao “Wall Street Journal” que estão agora a analisar por que razão os pilotos não receberam o alarme da falha no ‘cockpit’.
De acordo a fonte do “Wall Street Journalas caixas negras revelaram que os motores do avião estavam a funcionar correctamente e que não houve fogo antes do embate no chão.
A investigação aponta neste momento para uma falha nos ‘flaps’, um elemento essencial para a descolagem uma vez que aumenta a sustentação do avião numa altura em que a velocidade máxima ainda é relativamente baixa.

Este dado, indica o jornal, é coerente com os relatos dos sobreviventes do acidente que afirmaram que o MD-82 “parecia não ter força para descolar”.

O jornal espanhol “El País” indica que em 1987 um outro avião MD, semelhante ao do acidente de Madrid, também caiu por tentar descolar sem os ‘flaps’ estendidos. Tal como em Barajas, também nesse acidente morreram 154 pessoas.

Alexandre Brito, RTP 2008-09-04 08:54:54