Europa é alvo prioritário de terrorismo...
Europa é alvo prioritário da Al-Qaeda alerta investigador americano , in dn
JOÃO PEDRO HENRIQUES
Europa é o "centro de gravidade do terrorismo islâmico", segundo Lesser
"Novos superataques terroristas são mais previsíveis na Europa do que nos EUA." A teoria foi ontem defendida num congresso internacional sobre terrorismo, em Lisboa, pelo especialista norte-americano Ian Lesser, que trabalha para a fundação German Marshal Fund.
Lesser, cuja formação académica passou pelos EUA, pela London School of Economics e por Oxford, esteve ontem em Lisboa a convite do OSCOT (Observatório de Segurança e Criminalidade Organizada e Terrorismo) no congresso "Terrorismo - Desafios e Respostas", que hoje terminará, na Universidade Nova.
O estratega disse que, após o 11 de Setembro, a Europa se tranformou no "centro do gravidade" do terrorismo islâmico pelo facto de acolher grandes comunidades muçulmanas e ainda devido à permeabilidade das suas fronteiras e à sua maior proximidade com as "periferias" do extremismo, ou seja, com o Magrebe. Segundo Lesser, nem é de todo impossível que o terrorismo palestiniano, que nos anos 70 do século XX fez da Europa alvo prioritário, "volte a aparecer".
O problema central no combate torna-se então, no seu entender, controlar os fenómenos de "ressentimento" e "alienação" entre as comunidades islâmicas na Europa que permitem às redes recrutar voluntários. "É preciso dar muita atenção à fase inicial de formação de terroristas. E também aos que deixam o terrorismo. É verdade: há quem deixe o negócio do terrorismo". Lesser, crítico de Bush, salientou que na análise do terrorismo há que ter em conta que "é um fenómeno totalmente dinâmico. Não há nada de fixo nem de imutável nestes problemas".
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Recent Publications by Ian Lesser
Iran Policy After the “NIE” — Modest Findings, Revolutionary Effects
Global trends, regional consequences: Wider strategic influences on the Black Sea
Beyond Suspicion: Rethinking U.S.-Turkish Relations
From Iran to Israel: American Choices in Iraq
Portugal and the Southern Mediterranean: Transatlantic Interest and Strategies
Full List of Publications by Ian Lesser
Obs: Infelizmente, tudo o que lemos acima faz sentido. Um sentido dramático. O nosso objectivo e missão é que não faça um sentido trágico.
<< Home