quinta-feira

O Instituto Franco-Português sempre na "onda" da cultura

AS DUAS FOTOS AQUI POSTADAS FORAM ESCOLHA DA N/ RESPONSABILIDADE. O MAIL QUE ME CHEGOU DO IFP FOI AQUI REPUBLICADO - NO ESSENCIAL.
CAFÉ PHILO
DIA 19 de SETEMBRO às 21H00 Na Cafetaria do INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS TEMA: O TEMPO / LE TEMPS Debate em francês e português animado por
Jean-Yves Mercury Dominique Mortiaux Nuno Nabais
"O Café Philo volta à Cafetaria do Instituto Franco-Português (Av. Luís Bívar, 91 em Lisboa). Como habitualmente o debate será animado por Jean-Yves Mercury, Dominique Mortiaux e Nuno Nabais
O próximo encontro terá lugar dia 19 de Setembro às 21h00 e terá como tema O TEMPO / LE TEMPS.
Vasto e enigmático assunto porque, como Santo Agostinho já o fazia notar: “Que é o tempo? Quando não me perguntam sei o que é. Quando me interrogam não sei explicar”.
(..)
O que é então o tempo? Será uma dimensão que exprime, diferentemente do espaço, a sua irreversibilidade? Será uma realidade objectiva tanto quanto subjectiva já que se mede o tempo e cada um tem a sua própria percepção da sua duração? Vivemos nós num mesmo tempo ou em tempos diferentes, o que faria desta espessura temporal uma ligação e uma separação? Que pensar da consciência do tempo, dessa reflexividade intencional que leva cada um de nós a situar-se em relação a um passado, a viver no presente e a projectar-se no futuro? Esta consciência do tempo não estará enxertada na consciência da morte, aquela que faz de nós beneficiários de um adiamento prometido com um fim inevitável? Poderemos nós viver no presente suspendendo o horrível fardo do tempo pela cultura do esquecimento, do divertimento, dos lazeres, das paixões e, claro, do trabalho?
Em suma, nós estamos, quer o queiramos quer não, inscritos no tempo, no seio de uma história que alguns gostariam de “gerir” o melhor possível (mas será possível gerir o tempo?), que outros quereriam vender (pensemos nos lazeres, na cirurgia estética, nas aplicações financeiras, etc…)
Tantas questões a colocar e de campos a explorar que nós não sabemos se para isso teremos tempo. Mas, ao menos, possamos nós dar-nos tempo neste 19 de Setembro".
Próximos encontros
- Quarta-feira 17 Outubro
- Quarta-feira 14 Novembro
- Quarta-feira 12 Dezembro
Os temas são decididos colectivamente no final da sessão anterior.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

DEIXO AQUI O MEU CONTRIBUTO - ANTECIPADO - PARA ESSE DEBATE. O MEU TEMPO [LINK]