quinta-feira

Os elogios do Jumento

"A escolha do dr. João Durão para desempenhar interinamente o cargo de director-geral dos Impostos foi um dos poucos momentos de lucidez e competência do ministro das Finanças e de Amaral Tomaz, o seu ajudante para os Assuntos Fiscais. A escolha não foi difícil pois o dr. João Durão já substituía o director-geral na sua ausência. É uma pena que face à dificuldade em encontrar um candidato a director-geral por menos de dois mil contos o ministro não tenha optado por uma das boas soluções oferecidas pelo próprio fisco. O dr. Durão, pela sua competência e honestidade, é uma delas. Estamos perante um homem com letra grande, que nunca pertenceu ou manteve relações com os gangues corruptos, sejam os localizados nalguns bancos, sejam os disfarçados de escritórios de advocacia". (...)

Obs: Confesso nunca ter visto o Jumento alargar-se tanto nestes elogios. Registe-se e aguarde-se pelos futuros folhetins - quando em Setembro o verdadeiro DGI emergir.

Numa versão filmada diria que o que aconteceu ao DGI-cessante foi mais ou menos isto (ver video infra) - com o Jumento a assumir o papel de "Man" (a domar o leão que não era de cativeiro) - e o dr. Macedo a revelar o leão que foi. Agora regressa ao BCP, que é como quem diz: o leão recolhe à sombra.

Um vídeo bem escolhido, sem dúvida. Um study case para a psicanálise se ocupar nos próximos meses...

Esperemos que daqui por um ano estas crónicas não sejam retomadas pelos mesmíssimos motivos que originaram as críticas suscitadas pelo dr. Macedo no seio da sociedade lusa. Depois, nem com missas vão lá...

Man vs lions