quarta-feira

Uma boa notícia acerca dos crimes contra a Humanidade

Tribunal especial
Três ex-líderes rebeldes da Serra Leoa condenados por crimes de guerra
20.06.2007 - 17h42 AFP, Reuters
O Tribunal Especial para a Serra Leoa proferiu hoje os seus primeiros veredictos, condenando por crimes de guerra três antigos líderes rebeldes, considerados culpados de violações, assassinatos, mutilações em massa e recrutamento de crianças-soldado durante o conflito que devastou o país entre 1991 e 2002.
Alex Tamba Brima, Brima Bazzy Kamara e Santigie Borbor Kanu eram comandantes do Conselho Revolucionário das Forças Armadas (AFRC), um grupo de militares dissidentes que se aliaram aos rebeldes da Frente Unida Revolucionária (RUF), liderada pelo já falecido Foday Sankoh. Apesar de populares no início do conflito, os rebeldes rapidamente se tornaram conhecidos pelos ataques contra aldeias, durante os quais matavam e mutilavam centenas de civis.
Entre outras acusações, os três homens foram considerados culpados de terem obrigado jovens com menos de 15 anos a combater, naquela que é a primeira condenação de uma instância internacional por recrutamento de crianças-soldado.
"Estas condenações representam um marco histórico com vista ao fim da impunidade dos comandantes que exploram centenas de milhares de crianças-soldado em conflitos um pouco por todo o mundo", sublinha a Human Rights Watch, num comunicado divulgado pouco depois de conhecido o veredicto." (..)
  • Obs: envie-se os parabéns aos juízes do respectivo Tribunal e alargue-se a prática aos demais casos mundiais.