segunda-feira

Figo, o pobre Figo..., o fruto seco

Luís Figo vai jogar mais uma temporada no Inter de Milão. O jogador português estava em final de contrato e tinha tudo certo para se mudar para a Arábia Saudita, mas uma falha nos compromissos por parte do Al-Ittihad levou o ex-internacional português a desistir da aventura na Ásia. (...)
Obs: ouvir Figo, Mourinho e conexos é assunto que me enfastia. Sempre que aparecem meto logo o som em of. Mas há dias já não fui a tempo, devia ser da pilha do comando do televisor, que aqui jogou a favor do Figo. Que apareceu ao lado dessa idiota que é a ministra da Educação - dizendo que era um futebolista desempregado.
Aquilo comoveu-me.. A ponto de sugerir um peditório nos bombeiros de Benfica para ajudar o rapaz. Agora sabe-se que vai, quase por favor, passar mais uma temporada no I. de Milão - onde será gozado, vaiado, ultrajado, etc. Depois regressará a Alvalade onde será uma espécie de relações públicas do club: recebe os faxes, envia uns mail, aparece nos media ao lado da esposa, promove umas roupinhas interiores (cuecas e peúgas), assegura uns "portantos" e uns "finalmentes"... e pede ao Seara emprestado a Sintra (via PSD, mas o tipo era cds) - para dizer bem dele nos donos da Bola - onde aquele diz umas pataculadas semanais que não lembra o careca.
Ante este espectáculo triste desta vedeta da tanga, pois se fosse uma vedeta com espinha e alguma cabecinha, teria saído quando visse que já não o queriam - em lugar de sossobrar e arrastar-se pelo banco dos suplentes..
Figo faz-me lembrar aqueles leões velhos que ainda têm juba, grunhem, ostentam uma massa muscular com apreciável volumetria mas a qualidade das suas erecções e da capacidade de patrulhar o perímetro de caça já é baixo. Resultado: os leões mais novos tendem a afastá-lo, uns saem a bem, outros têm de ser empurrados, e aoutros ainda morrem em pleno combate porque não aceitam a força do destino.
Confesso que por mim, e agora falo como português, não gostaria de ver Figo nem mais um ano a andar por aí, nem como relações públicas do Sporting. Com a fundação e os rendimentos que tem poderia ajudar o País em matéria de solidariedade social. Mas Figo parece querer à força fazer o tempo voltar para trás, e para isso humilha-se - humilhando com ele o nome de Portugal que o projectou.
Pobre Figo, tão bom de pés e tão mau de cabeça...