quinta-feira

Cavaco prudente, a partir dos EUA onde está em viagem oficial

2007/06/21 00:02
Afirmou Cavaco Silva referindo-se à revisão dos tratados
O Presidente da República afirmou esta quarta-feira que a Europa «não está preparada para enfrentar um outro fracasso em matéria de revisão dos tratados», falando em Washington sobre a próxima Presidência Portuguesa da União Europeia, escreve a Lusa.
«Se não forem criadas as condições, hoje e amanhã, se não for fixado um mandato claro e concreto, como o Governo português tem dito e com o qual eu estou de acordo, o melhor é não embarcarmos numa nova Conferência Intergovernamental», considerou Cavaco Silva, numa alusão à Cimeira da União Europeia destinada a discutir o tratado europeu.
Ao iniciar uma visita de quatro dias aos Estados Unidos, o Presidente português afirmou que esta reunião é «decisiva» para os próximos seis meses e mostrou-se convicto de que o sucesso da Presidência Portuguesa, no segundo semestre deste ano, não depende só do País.
«Uma presidência contribui sempre para o prestígio de um país e Portugal já fez duas presidências com sucesso», apontou. (...)

Obs: Cavaco mostra-se tão lúcido quanto prudente naquilo que deverá ser a gestão política da presidência da UE. Se as duas precedentes foram bem sucedidas - haver uma 3ª falhada seria um péssimo negócio, como diriam os brasileiros. De modo que caldos de galinha... E a Polónia, como fica? Terá de se saber como calar este país entalado entre os impérios que agora fala com a voz grossa.