quarta-feira

É mesmo na Ota

Governo admite atraso mas quer aeroporto da Ota pronto em 2016 LEONOR MATIAS LUSA-MÁRIO CRUZ (imagem) Mário Lino quer ter o aeroporto da Ota pronto antes de 2017 e assegura que vai desenvolver todos os esforços para ter a nova estrutura a funcionar por volta de 2016. "Até lá há muito trabalho a fazer", disse o ministro das Obras Públicas, reconhecendo que "o processo está atrasado face às necessidades do turismo".
Falando após a assinatura de um protocolo de parceria com a Associação de Turismo de Lisboa (ATL), o ministro revelou que na próxima semana vão ser abertas as propostas para o plano director geral do novo aeroporto. "O nosso programa passa por trabalhar muito, bem e depressa", acrescentou aos jornalistas. Mário Lino voltou a rejeitar a ideia de manter a Portela em funcionamento após a entrada em funcionamento do novo aeroporto, defendendo que "não é viável económica e financeiramente", e garantindo que a futura estrutura aeroportuária ficará esgotada a "muito longo prazo", apontando 2050 para o seu esgotamento. (...)
Obs: Como este processo de tomada de decisão é sistemáticamente inconclusivo, como se viu num Prós & Contras realizado recentemente, e como no governo ninguém apresenta uma explanação racional que o justifique na Ota, talvez o melhor seja delegar essa decisão nos taxistas de Olhão ou Faro - a fim de que sejam eles, visando a descentralização da decisão (prenúncio da regionalização) - a tomar essa problemática decisão.
A mim não me repugnaria que o aeroporto ficasse no Algarve, desde que não escolhessem o túnel da praia de Albufeira e o terraço do Hotel Sol & Mar para proceder às aterragens. Mesmo assim, gostaria de dizer daqui ao sr. engº Mário Lino, ministro da pasta e engenheiro - "inscrito na ordem" (sublinhe-se!!!) - que a Ota - comparativamente - ainda é capaz de ser uma opção mais perigosa. Por mim, desde já declaro, se o aeroporto for construído na Ota - quando tiver de viajar irei apanhar o avião a Espanha. Ou então vou de barco. Se não puder ir num ou noutro - mando um mail, um faxe ou uma carta. Ou vejo o filme do país que desejar visitar.
Por exemplo: se desejar visitar a "Madeira do Alberto" - e conhecer com detalhe a forma como governa o seu quintal, solicito um vídeo sobre o Robert Mugabe ao national Geografic... tamanha é a chantagem que há 30 anos aquele senhor faz sobre os budgets da República.
Já agora: uma perguntinha maldosa. Será que em 2016 MMendes ainda é candidato a candidato a PM?! Pela forma como aquele pássaro fez o take of, só me lembro de duas pessoas a pilotá-lo: MMendes como piloto; e Helena Roseta como co-pilota. Afinal, Roseta pilota. Pilota-pilota!!! Pois pilota, e é alí a partir do hotel Altis...