Evangelização do marketing on line
Paula Cosme Pinto
Banners, publicidade em motores de busca, acções por e-mail e até mesmo em blogues: o marketing 'on-line' é a tendência do futuro. A publicidade na web está hoje em discussão no Centro de Congressos de Lisboa, com a conferência "E-MKT 2007 – estratégias de Posicionamento das Marcas na Internet".
Porquê apostar na publicidade «on-line»? Allison Fennah, da European Interactive Advertising Association (EIAA), uma organização que se dedica ao e-marketing há mais de cinco anos, explica porquê: "As pessoas cada vez confiam mais na Internet".
De acordo com a especialista, de ano para ano o uso da web pelos internautas europeus aumenta entre 10 a 13%, sendo que actualmente 27% destes internautas passa mais de 16 horas por semana a navegar. Por outro lado, a televisão e a leitura de imprensa escrita está estagnada, explica Allison Fennah.
Segundo um estudo da EIAA, os telefonemas via web, «downloads» de músicas e participação em fóruns foram as actividades que mais cresceram em 2006. No entanto, o «e-mail», as pesquisas e a consulta de jornais «on-line» continuam a ser as principais escolhas dos internautas europeus.
Discutir as novas tendências
Fazer uso destes suportes onde os europeus passam cada vez mais tempo é a ideia do e-marketing que, embora não seja novo, é preciso ser "evangelizado". Quem o diz são Ricardo Pereira e Luís Serra, ambos da agência de comunicação "Elemento Digital".
Para os dois "evangelizadores" do marketing «on-line», o caminho a seguir passa pela publicidade em motores de busca, o aperfeiçoamento dos já famosos banners, o «e-mail» marketing, a publicidade em «sites» satélites e ainda a comunicação directa com blogueres. As principais vantagens do e-marketing são a criatividade, flexibilidade, baixo custo e, acima de tudo, a medição rápida do retorno de investimento.
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