sexta-feira

Sempre é melhor que o A. Preto ou o lipari... Eis o certificado de aforro de Mendes para a Kapital

“Revejo-me inteiramente na causa pública. Muito mais do que na gestão privada. Quando integramos uma lista, temos de estar disponíveis”
FOTO TIAGO MIRANDA
Não é todos os dias que se passa do anonimato para a presidência da maior câmara do país mas é exactamente isso que pode acontecer a Marina Ferreira. Número três na lista com que Carmona Rodrigues ganhou Lisboa em 2005, Marina, uma jurista de 47 anos, divorciada e sem filhos, foi passando despercebida no meio de autênticos ‘‘acepipes’’ mediáticos como Gabriela Seara ou Fontão de Carvalho (ambos suspensos por razões judiciais) e passar despercebida é um dos seus pontos fortes.
Discreta e aparentemente (apenas aparentemente, avisam alguns) sem ambição política, Marina Ferreira não resistiu ao efeito dominó que já derrubou as principais peças da gestão Carmona e além de ser, desde quarta-feira, vice-presidente da autarquia, é ela que a direcção do PSD quererá ver à frente da câmara se novos percalços obrigarem Carmona a sair e a oposição não forçar eleições.
Marques Mendes conta com Marina para ajudar a segurar Lisboa e Carmona responsabilizou-a esta semana por três projectos especiais talhados para provar que a câmara não está parada. Marina já tutelava o trânsito e os transportes (os radares e as novas regras de parqueamento têm o seu selo), acumulou agora o património e a segurança, mas ainda a incumbiram de coordenar uma reestruturação do universo empresarial da câmara que proponha a fusão e extinção de empresas e a dispensa de funcionários; além de rever tudo o que diga respeito à intervenção na via pública dos grandes operadores na cidade, ou seja, meter ordem no caos de obras, buracos e afins. [...]
  • Obs: Se calhar no fim de toda esta cegada política MMendes chegará à conclusão que o melhor é avançar ele próprio para a autarquia de Lisboa. À frente do PSD e ser candidato a PM não trás grandes hipóteses, mas a substituir Carmona já o concebo... Ele que vá pensando nisso, porque ser PM dá muito mais trabalho.