sábado

Lisboa e o Aborto: o "mendismo" na autarquia e a a posição de D. Policarpo

A situação política na autarquia de Lisboa já há muito se encontra em estado de degradação adiantado. É Carmona, são os seus vereadores, tudo pessoal fracamente qualificado, que subiram na política à base de cunhas e compadrios. A maior parte daqueles vereadores que acompanham Carmona ainda conseguem valer menos do que o actual edil, já de si um fracasso político lamentável. E porquê toda esta situação??? Desde logo por causa das ambições desmedidas de sLopes em querer ser PM na sequência da deserção política de Fujão Barroso; depois porque MMendes politizou a autarquia e é hoje a pessoa que, na prática, manda e gere a Câmara da Capital - ainda que para isso se sirva do inepto do engº Carmona, um projecto ao lado Manuel Maria Carrilho.... Equiparando ao acto anti-democrático ocorrido em Setúbal o ano passado, em que Jerónimo de Sousa demite o presidente eleito em funções, do seu próprio partido, caberá perguntar se MMendes não deveria também pedir a cabeça de Carmona e solicitar eleições antecipadas, ante a podridão e o ambiented e generalizada corrupção na autarquia que afecta o clima político da Capital e os equilíbrios autárquicos. Além de tudo isto ser péssimo para os lisboetas e sua qualidaded e vida, é também mau para Marques mendes que por cada cavadela sua minhoca, e Carmona é hoje mais uma minhoca deste Portugal sem vida, sem projecto, sem qualidade e arrivista. Tudo num País improvisado feito por gente sem dimensão política que só acedeu à política porque todo o regime democrátrico se encontra apodrecido e corrupto. Carmona e a sua equipa de meios vereadores, gente sem curriculo que subiu por compadrio, são hoje essa prova provada.

A posição de D. José POlicarpo naquela enfadonha entrevista à RTP1

Antes de mais quero declarar que adormeci três vezes a ver o anafadinho D. Policardo debitando lugares comuns, sem memória, trapalhão, redundante, esquecido, amplamente banal tentando fazer a quadratura do círculo. Tentou fazer o pleno em matéria de Aborto: Sim, Não, Talvez, ou seja, o Nim. Policarpo foi para a mesa com Judite de Sousa animado duma só ideia: não apartar a Igreja daqueles milhares que são pelo SIM ao Aborto só para não perder votos e fiéis no rebanho geral da Igreja. Não quis desgradar, por isso fez aquele contorcionismo em que a Igreja é milenarmente cínica e sabuja, dizendo que o Aborto é um recuo civilizacional mas, por outro lado, que é visível na sociedade portuguesa milhares de apoios ao Sim. Mas cínica e até hipócrita foi aquela passagem em que disse que a Igreja não se envolveria directamente na campanha, e talvez por isso o Papa-frio e insolente que é este Bento XVI - não venha a Portugal, tal o seu desagrado pela nossa posição maioritária sobre o aborto.

Com a Igreja é assim: quando sabem antecipadamente que a vitória está assegurada o Papa vem ao encontro de Portugal e converte mais umas almas para o rebanho universal, quando os ventos sopram contra o Papa manda dizer ao Policarpo que naquela data o Bento XVI não tem agenda.

Depois uma outra coisa que me chocou e torna a Igreja numa organização velha, decadente, de gente gorda e sem energia que deveria imediatamente ceder o lugar a outros mais competentes e vigorosos: Sua santidade vai fazer 80 anos... E, alegadamente, por essa razão já não tem idade nem energia para viajar... Ora porra para este argumento e mais para o D. Policarpo!!! A Igreja, em inúmeros aspectos ainda é pior do que o Politburo ao tempo da Guerra Fria, em que os dirigentes comunistas tinham uma média de idade na casa dos 70 anos. Isto não é só mau para a Igreja, como é mau para o mundo. Um mundo que pouco ou nada se revê nestes homens, nestas instituições e nas suas ideias decadentes, que parecem apontar para a sua barriguinha gorda e pançuda. Já não é só o governo português que carece de urgentes reformas, mas também o Estado do Vaticano.

Ainda alguém um dia me haverá de explicar porque razão os padres ficam todos com aquela pança... Há quem diga que não é só das gorduras que ingerem...