segunda-feira

Este Sampaio nunca me enganou...

Jorge Sampaio ficou “espantado com o tempo” que a Procuradoria-Geral da República demorou a esclarecer o caso do ‘Envelope 9’, com listagens de telefonemas de altas individualidades, disse o ex-Presidente da República durante as gravações da ‘Quadratura do Círculo: Especial – Conferências do Lake’.

Pergunto-me por que razão não demitiu Souto Moura há um ano e meio, quando a incúria e incompetência transformaram a PGR num passador de ratos que originavam as fugas de informação que instabilizam e descrebilizavam o processo?. Que fizeram o que fizeram a Eduardo Ferro Rodrigues, alguém se lembra deste líder?

Porque razão Sampaio não pressionou o PGR?

Porque razão Sampaio conseguiu chegar a PR?
Mais grave ainda: porque razão sampaio lá se aguentou 10 anos?
Sou dos que pensam que foi um mero erro do acaso: ele foi para Belém como S. Lopes arribou S. Bento, mero fruto do acaso. Apesar de já não ser acaso aquelas condutas laxistas e co-responsáveis pelo estado a que o ex-PR deixou chegar o estado da justiça a que hoje chegámos: batemos no fundo. Chegámos ao fundo com sampaio.
O mesmo que hoje se põe a jeito para ir a Belém fazer queixinhas a Cavaco. O mesmo que não decidiu quando tinha de decidir. Sampaio sempre foi uma lambisgóia que só fazia bem uma coisa: chorar, chorar, chorar, foi assim que le recriou o psicodrama e o capital de simpatia junto dos portugueses.. Ah, e também não fala mal inglês, e ainda bem porque quando o faz em língua portuguesa ninguém o percebe.
Sampaio himself. Mas atenção: o seu reverso tem nome, Souto Moura. Se este tivesse em Belém e sampaio na PGR o caldo de sopa estragada repetir-se-ía...É triste dizê-lo, mas aquele seu estilo de toca e foge, sempre muito pouco consistente no que diz, muito desarticulado, parece uma picareta falante (o Guterres ainda se percebia..) - que só introduz ainda mais areia na engrenagem no sistema de (in)justiça que temos.
E tanto que desejaríamos dizer bem dele, eu que até recebi um alto prémio das suas mãos na década de 90... Mas, com excepção de Timor, poucos mais casos se registaram dignos de sabedoria política.
Meus amigos: lembram-se como ele chegou a Belém? Numa compita eleitoral contra Cavaco em 1996, este estafado que estava após uma década de governação. Como diria o grande Nicolau Maquiavel:
In order to know the future we must know the past.

Image Hosted by ImageShack.us

Espero que Nicolau me desculpe por ter compulsado esta contextualização. É que fica sempre mal depois de referir um pequeno autor citar uma referência de monta. Bolas, nunca mais vaga a presidência dos leões... Sem ofensa, pois é um grande club, depois da Luz, naturalmente.