sexta-feira

CR7 vai ajudar Cavaco a concluir o seu mandato com alguma dignidade

Presidente da República recebeu a seleção nacional em 2012. Agora vai condecorar Cristiano Ronaldo com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique
Presidente da República recebeu a seleção nacional em 2012. Agora vai condecorar Cristiano Ronaldo com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique
Fotografia © Thomas Meyer - Global Imagens
O Presidente da República vai condecorar na terça-feira o jogador de futebol e capitão da seleção nacional Cristiano Ronaldo, que "tem sido um símbolo de Portugal em todo o mundo".
Segundo uma nota divulgada no 'site' da Presidência da República, o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, irá condecorar Cristiano Ronaldo com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. 
"A decisão do Presidente Aníbal Cavaco Silva visa distinguir o atleta de renome internacional que tem sido um símbolo de Portugal em todo o mundo, assim contribuindo para a projeção internacional do país, e um exemplo de tenacidade para as novas gerações", lê-se ainda na nota.
[...]
__________

Obs: É sabido que o gosto do ainda PR pelo futebol é semelhante ao do Dr. Mário Soares pelo conhecimento das ciências exactas e de Finanças públicas. Ou seja, é ZERO.
Dito isto, apraz-me registar, talvez injustamente, que Cavaco não perde oportunidade para se promover junto dos portugueses através de toda e qualquer "muleta" publicitária, no caso o reconhecido futebolista internacional, Cristiano Ronaldo. 
Será Ronaldo, estranhamente, que irá ajudar Cavaco a terminar com alguma dignidade o seu (lamentável) mandato presidencial.
Cavaco, ou alguém por ele, poderia já ter pensando em iniciativas do género com outros emigrantes portugueses que têm projectado o nome de Portugal abroad, ou até mesmo aqueles que, tendo qualificações e encontram-se hoje em sérias dificuldades, deviam ser acarinhados e institucionalmente ajudados no exterior - para onde partem em busca de melhores condições de vida.
Mas Cavaco, ao que parece, apenas se preocupa com aqueles que já têm o sucesso assegurado, deixando de fora os portugueses da diáspora - os tais que são convidados a emigrar pelo XIX Governo (in)Constitucional (de que tem sido o mentor) - entregues à sua sorte.
Até nestes pequenos detalhes no relacionamento do Estado com a generalidade dos portugueses, cavaco não consegue deixar de ser discriminatório, ou seja, o presidente só de alguns portugueses, deixa de fora o maior número deles - que são os que jogam a vida com a cabeça, não com os pés (sem qualquer desprimor para os futebolistas que justamente se consagraram).
A questão não é desapoiar os grandes futebolistas, de que seguramente CR7 - é um expoente; o ponto seria em o PR (saber) apoiar os demais portugueses que estão privados de qualquer apoio do Estado quando convidados a sair do país. 


Etiquetas: , , ,