Do pequeno terrorismo e criminalidade de baixa intensidade
Nota prévia: Do pequeno terrorismo e criminalidade de baixa intensidade
- A semana passada alguém terá colocado uma mala na Gare do Oriente, em Lisboa, que se suspeitou tratar duma ameaça terrorista. O facto envolveu a deslocação de meios policiais (em terra e ar) e complicou a vida a milhares de pessoas que, em horas de ponta, viram as suas vidas alteradas. E foi esse o objectivo da ameaça: alterar a qualidade de vida e afectar a normalidade da vida urbana.
- Hoje deparamo-nos com este facto na CML, que pode prenunciar uma tentativa de intimidar e por em risco a segurança de pessoas e bens - agora dentro de instituições do Estado.
- Começa aqui a verificar-se uma pequena tendência para amedrontar, limitar a liberdade e criar um clima de medo que altera a vida em sociedade.
- Aguardemos pelos desenvolvimentos, para aferir se das ameaças se passam aos actos, ou aquelas não passam disso mesmo: ameaças não concretizadas.
______________________________
Praça do Município, em Lisboa, isolada
Ao abrir um pacote, a mulher terá sentido um ardor nos olhos e ainda uma obstrução parcial das vias respiratórias. Fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil disse à TSF que o pacote "continha uma substancia branca" que ainda não foi identificada.e
Mas "é possível estarmos perante matérias químicas".
A mulher foi, de imediato, isolada e assistida e "não há perigo de contágio"
No local, além dos Sapadores de Lisboa, com quatro viaturas e 11 operacionais, está também a PSP e uma viatura do INEM.
Neste momento, está ainda delimitado um perímetro de segurança junto da Câmara Municipal.
__________________________________
Etiquetas: criminalidade de baixa intensidade, Do pequeno terrorismo
<< Home