quinta-feira

Jorge de Sena e Eugénio de Andrade - Correspondência 1949-1978 - org. Mécia de Sena -

Guerra & Paz com «Correspondência 1946-1978, Jorge de Sena e Eugénio de Andrade»

«Correspondência 1946-1978, Jorge de Sena e Eugénio de Andrade», com organização de Mécia de Sena, é a nova proposta da Guerra & Paz. (link)

«Este livro reúne a correspondência que, de 1949 a 1978, Jorge de Sena e Eugénio de Andrade trocaram um com o outro. São as cartas em que dois grandes poetas – tão diferentes nos seus temas e na essencialidade da sua obra –, de uma forma franca e sem subterfúgios, falam da literatura, que era o centro das suas vidas. Mas estas cartas são também testemunho de uma límpida e surpreendente amizade, porta aberta à partilha das dificuldades da vida, dificuldades familiares ou profissionais. São cartas emotivas, retrato da vida social e política portuguesa, e nelas vemos, década a década, o rosto de Portugal, o rosto da literatura, o rosto da vida, mudar, ruga a ruga, letra a letra.»

________________________

  • Notas: Talvez seja uma excelente prenda de Natal. Ficamos a saber o que Jorge de Sena pensava de Miguel Torga (e doutros escritores) e de questões socio-culturais que modelavam então o Portugal rural dos anos 50, 60 e 70. Não é pela pena dos economistas, dos juristas ou dos políticos que guardamos o retrato mais eficiente do país, é, antes, pelas questões e controvérsias que muitos desses homens de cultura, como Jorge Sena e Eugénio de Andrade - souberam levantar, problematizar, desenvolver e discutir. Sobretudo num registo mais íntimo e emotivo como parece ser esta correspondência que agora é dada à estampa. 
___________________________

Etiquetas: