segunda-feira

Evocação de Tom Jobim - 20 anos após a sua morte -



__________________



Orla de Ipanema ganha estátua de Tom Jobim, 20 anos após sua morte

Monumento será inaugurado nesta segunda-feira (8).Neste domingo (6), estátua estava encoberta por plástico preto.


Estátua de Tom Jobim será inaugurada no Rio (Foto: Matheus Rodrigues/ G1)


Uma estátua em homenagem ao cantor e compositor Tom Jobim será inaugurada nesta segunda-feira (7), na orla da Praia de Ipanema, Zona Sul do Rio, no início da Avenida Vieira Souto, próximo ao Arpoador. A cerimônia, marcada para as 10h, segundo a Riotur, será realizada exatos 20 anos após a morte do músico. Familiares e amigos de Jobim estarão presentes no evento, assim como o prefeito Eduardo Paes a escultora Christina Motta, autora da obra.
Neste domingo, o G1 foi ao local onde o monumento será fixado para a visita dos cariocas e turistas. A estátua estava encoberta por um plástico preto e foi isolada para a inauguração. O formato da estátua mostra que Tom Jobim está com um violão apoiado no ombro direito.


Orquestra vai apresentar sucessos de Tom Jobim (Foto: Foto: CEDOC Globo)
Tom morreu aos 67 anos (Foto: CEDOC Globo)


Carreira
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o Tom Jobim, era maestro, pianista, cantor, arranjador, violonista e um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos. Um dos criadores e principais forças da bossa nova, ao lado de João Gilberto e Vinicius de Moraes, é autor de músicas como "Garota de Ipanema" e "Samba do avião", que se tornaram símbolos do Rio de Janeiro e são tocadas até hoje no mundo inteiro.

Em 1964, competindo com os Beatles, os Rolling Stones e Elvis Presley, Tom Jobim ganhou o Grammy de Música do Ano com a "Garota de Ipanema". Frank Sinatra, depois de gravar os songbooks de grandes mestres americanos, dedicou dois albuns à obra de Tom Jobim. O compositor e maestro morreu em 8 de dezembro de 1994, em Nova York, vítima de uma parada cardíaca enquanto lutava contra um câncer. Ele tinha 67 anos.
____________



Etiquetas: