terça-feira

Autárquicas António Costa deixa Lisboa se Congresso do PS for antecipado





 
António Costa deixa Lisboa se Congresso do PS for antecipado
                          
O responsável pelo PS em Lisboa, Marcos Perestrello já lançou o alerta: “A direcção do PS, ao marcar directas e o congresso, não deve criar obstáculos à recandidatura de António Costa à presidência da Câmara Municipal de Lisboa”, admitindo que a candidatura do actual autarca poderá, efectivamente, estar em risco, além de imputar essa responsabilidade ao secretário-geral ‘rosa’, António José Seguro.  
E porquê? Por que no círculo de apoiantes de António Costa existe a convicção de que o político só estará em uma das frentes: ou se recandidata a Lisboa, ou avança para o braço de ferro com Seguro, por forma a ficar à frente dos destinos do partido.
 
No fim-de-semana passado, saliente-se, uma das figuras residentes neste seio de apoiantes, sustentava, em declarações ao jornal i, que “se houver congresso agora, António Costa é candidato e não vai a Lisboa”. Em contrapartida, permanece a noção de que a realização de eleições internas já cria dificuldades porque Seguro já tem a máquina montada”, referiu outra fonte ao i.
Parece, pois, que se trocaram as voltas à "pressa", questionada por Seguro na semana passada. Se o responsável não a tinha, parece que passou a ter, enquanto Costa foi ‘obrigado’ a desacelerar a sua estratégia. Uma coisa será certa, a divisão interna instalou-se no maior partido da oposição.






Obs: Com o país atolhado em depressão eis que surge uma novel divisão doméstica no PS que agita as águas no seu seio e no país. Só por isso, esta luta interna que se avizinha, já é positiva.
- É positiva porque permite colocar em confronto ideias e projectos para Portugal no seio do PS, ante esta generalizada incompetência e impreparação do XIX Gov Constitucional - que apenas governa pela mão-forte do imposto, sem ter nenhum desígnio para Portugal.
- Ou melhor, o seu "desígnio" parece residir no convite aos jovens portugueses para emigrar. Assim sendo, e como no PS não se nota uma liderança firme, é preferível clarificar internamente as opções, conhecer os projectos e as moções que se irão perfilar em sede de congresso e, ao mesmo tempo, o PS ficará também com o desafio de escolher um sucessor para preencher o lugar de A.Costa que irá defrontar o megalómano Seara que, ainda hoje me pergunto como conquistou a autarquia de Sintra.
- Ou seja, até ao momento os portugueses sentem que o contributo do maior partido da oposição tem sido irrelevante, pelo que é chegado o momento de Costa sair da "toca", o que revela que pretende ser PM de Portugal e, simultaneamente, arrumar a casa no Largo do Rato - revelando aos portugueses, como diria Marcelo, por que razão é a tv a cores e Seguro a tv a preto e branco...
- Assim sendo, pergunto-me se Marcelo é o plasma (presidencial!!) deste PSD (e cds) pensando no apoio de ambos para Belém...

Etiquetas: