domingo

Uma visita de Marilyn Monroe à venda

dn
Foram encontradas mais fotografias inéditas do ícone do cinema. Os preços variam entre 1500 e 3000 euros.
Numa tarde de Dezembro de 1961, o fotógrafo de moda Len Steckler encontrava-se em casa de um amigo, o poeta Carl Sandburg, quando este disse casualmente que estava à espera de uma visita. Quem bateu à porta, com três horas de atraso, era nem mais nem menos do que Marilyn Monroe.
Marylin tinha uma boa desculpa: passara a tarde no cabeleireiro a tentar igualar o tom prateado do cabelo do poeta, que tinha então 83 anos. As fotografias, todas a preto e branco, retratam o afecto genuíno que a actriz, que segundo Steckler "adorava homens mais velhos e gostava de intelectuais", e o poeta partilhavam.
Steckler, que se sentiu como "uma mosca na parede", fotografou a visita da actriz e modelo ao poeta vencedor de três prémios Pulitzer, pelas colecções de poemas The Complete Poems of Carl Sandburg e Corn Huskers, e pela biografia de Abraham Lincoln, publicada em 1939, Abraham Lincoln: The War Years.
45 anos depois, o registo fotográfico da visita, quatro peças individuais e dois trípticos (dois painéis de três fotografias), foi resgatado do esquecimento pelo filho do fotógrafo durante a elaboração de um catálogo actualizado do seu trabalho e foi agora coloca- do à venda através do website www.thevisitseries.com, ou da agência Eagle National Mint, que garante a autenticidade das imagens. Estas custam cerca de 1500 euros, no caso das molduras individuais, e algo como 3000 euros, no caso dos trípticos.

Etiquetas: