segunda-feira

Plano de mobilidade eléctrica

Imagem picada por nós na rede.
Governo anuncia hoje plano da «Mobilidade Eléctrica», in DD
O Governo lança oficialmente esta segunda-feira o Programa para a Mobilidade Eléctrica, uma das primeiras da Europa, que prevê uma rede com 320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1 300 daqui a dois anos.
O objectivo da rede, revelada no dia 16 pelo ministro da Economia em Londres, é minimizar a dependência energética do país e também as emissões de carbono.
Na ocasião, Manuel Pinho declarou que a rede - que segundo o governo permitirá a criação de 22 mil postos de trabalho - será desenvolvida por uma empresa portuguesa, mas recusou-se a revelar o nome.
A primeira rede nacional deste género foi iniciada por Israel, seguida pela Dinamarca no final de Maio.
O alargamento da rede (com 1.300 postos de abastecimento previstos em 2011) deverá coincidir com o lançamento dos automóveis eléctricos produzidos pela aliança Renault Nissan, com a qual o governo assinou um protocolo em Julho de 2008.
Paralelamente a esta rede, o executivo português prevê conceder aos proprietários de carros eléctricos incentivos fiscais como a isenção do imposto de circulação e benefícios fiscais no IRS.
Obs: Uma boa notícia no plano económico, ambiental e ao nível da revolução dos transportes e da mobilidade. Os ganhos ambientais e qualidade de vida para as cidades, em virtude da poluição de que nos veremos livres, é, de per si, um ganho substancial para o próprio planeta. Uma boa notícia, portanto.