quarta-feira

O regresso da instabilidade e do centralismo ao BCP. O velho leão ainda mexe

Maria Teixeira Alves e Maria Ana Barroso

Nota Macro: O rosto da instabilidade do BCP - pretérito e presente...

Um grupo de accionistas com ligações ao fundador do BCP, onde se destaca a Eureko, exige ter uma presença no conselho superior, mas mostra-se aberto a negociar., in DE
A Eureko quer chegar a um entendimento com os outros grandes accionistas (Sonangol, Teixeira Duarte e Joe Berardo) para a lista do conselho superior, soube o Diário Económico junto de fonte ligada à companhia holandesa. Claramente contra a extinção deste órgão interno do Millennium BCP, o segundo maior accionista do banco com 7,07% quis, ao propor uma lista para o conselho superior, dar um sinal aos outros accionistas de que pretende continuar a estar neste órgão interno onde, por definição, estão representados os maiores accionistas do BCP.
Obs: Estava a preparar-me para comprar um lote de acções a 50 cêntimos, mas com a possibilidade deste regresso de Jardim Gonçalves vou antes beber uma meia de leite. De passagem, devemos perguntar ao "velho jaguar" se já esclareceu as questões pendentes ligadas ao empréstimo a familiares próximos e a outras "contabilidades criativas" que foram escândalo em 2007/08 - revelando uma gestão pouco clara e muito discriccionária na Administração do BCP.
Creio que é desta de Joe Berardo se passa e manda Gonçalves para um lar. Dentro dumas horas teremos as reacções de Big Joe.
Aguardemos.
Mas uma coisa é certa: esta notícia do eventual regresso de Jorge Jardim Gonçalves ao bcp (ainda que indirectamente) só pode saldar-se numa queda ainda maior das já desvalorizadas acções do banco.
Em breve estarão a oferecê-las na Baixa e ninguém as quer. Foi o resultado do consulado Jorge Jardim Gonçalves, na parte final...