Oportunismo - por Vital Moreira -
Francamente, embora não se possa esperar que o combate político se paute por estritas regras de lealdade e boa fé, mesmo assim, há comportamentos políticos que chocam.Noticia-se hoje que o PSD apresentou na AR uma proposta de abertura da base aérea de Monte Real (Leiria) à aviação civil. É uma boa ideia. Sucede, porém, que ela tem uma história e que o PSD se apropriou partidariamente dela. A ideia, que aliás não é nova, foi publicamente retomada em Junho do ano passado, numa iniciativa transpartidária (cujo principal dinamizador tem sido, é justo dizê-lo, Manuel Queiró), envolvendo um conjunto de personalidades, instituições e municípios da região centro litoral, de vários partidos (incluindo obviamente o PSD), iniciativa que foi oportunamente publicitada -- também aqui no Causa Nossa -, e que entretanto deu lugar à criação de uma associação para a promover. Resta dizer que o Governo foi posto a par da ideia desde o seu início, havendo luz verde para a realização dos necessários estudos de viabilidade, cujo financiamento (não governamental) está em grande parte assegurado. Por isso mesmo, a iniciativa unilateral do PSD constitui uma pedestre apropriação oportunista de uma ideia colectiva, o que não honra os seus autores nem presta homenagem à lisura política.
Obs: O prof. Vital Moreira - com a formação, a experiência e a idade que tem - ainda se admira que este tipo de plágios ocorram. Pois eles são o prato do dia na universidade, a moeda corrente na contabilidade das empresas. Por isso, e por maioria de razão, dado que é para a esfera política que convergem todos os interesses e pulsões da sociedade, é natural que o deserto do psd de Ferreira leite seja pródigo neste tipo de política do cuco que, lembramos aqui, é uma ave parasita que põe os ovos no ninho de outras espécies.
Até às eleições é ao que iremos assistir por parte deste miserável psd (patrocinado implícitamente por Belém). É a política do cuco.
Este psd já nos habituou à vacuidade institucionalizada da era post-menesista, por parte duma líder que diz não querer falar para evitar que o PS se aproprie das suas ideias. Mas que ideias - se ela nem comunicar consegue?!
Não me surpreenderia que amanhã Leite (ou a "direcção") viesse afiançar à opinião pública que, afinal, a autoria do discurso de investidura de Barack Obama nos EUA foi resultado da reflexão da dupla-maravilha - Ferreira leite e Pacheco Pereira - numa destas noites invernosas - entre a Lapa e a Marmeleira.
<< Home