sexta-feira

Star Tracking - A Odisseia

Nota prévia Macro:

Já tinha ouvido falar desta iniciativa tão feliz quanto oportuna. Sobretudo, se considerermos os portugueses como pessoas genética e culturalmente egoístas, pouco aptas para a partilha de informação e a atrabalhar em equipa. A geografia, a mentalidade cultural e política e 40 anos de ditadura - pesaram sobre aquele comportamento colectivo. Ora, iniciativas como esta rompem com essa tradição secular de que enfermamos.
Saímos da atomização para racionalização de pequenas associações de informação, ideias e projectos - que irrompem de forma voluntária. Aproximando pessoas com interesses e afinidades comuns. Neste sentido, vejo esta "Organização de talentos" como uma espécie de ética protestante (Weber) capaz de revalidar o capitalismo post-globalização (que carece de regulação) - dinamizando ideias, projectando pessoas com talento nas mais diversas área do saber e, em termos estratégicos, uma valorização para Portugal - intra e extra-muros.
Nesta linha - poderemos supôr que estamos diante de uma espécie de difusão da ordem dos novos monges mendicantes do séc. XXI, ou dos franciscanos (de que o amigo e mestre Agostinho da Silva foi um exemplo e um expoente de Portugal no mundo), unindo homens por laços e interesses comuns, induzindo a liderança, explorando neles habilidades que muitas pessoas julgavam não dispôr e, de certo modo, educar a sociedade para estar aberta à audição do "outro".
A esta luz todos somos weberianos, protestantes e capitalistas. Mas isto não responde à questão do talento, subjacente à filosofia que dinamiza o Star Tracking - A Odisseia.
Ou seja, como se formam as ideias na nossa mente? Como irrompe o talento? Questões nucleares no nosso tempo, sobretudo se pensarmos que o ciclo de vida de um produto, de um serviço, de um bem é consideravelmente menor do que há uma ou duas décadas. A lógica consumista, o peso das TIC e da Pub., o maior poder de compra das classes sociais potenciam a aceleração do encurtamento desse ciclo de vida dos produtos, o que obriga a consumir constantemente mais ideias, mais conceitos, mais design, enfim, mais I & D que depois é aplicado à Ciência e Tecnologia e também à Indústria (civil e de guerra).
Seja como for, e pegando no potente legado de Max Weber - cuja revisitação nos recorda que já tudo foi inventado, práticamente nada é novidade - diria o seguinte: as boas ideias ocorrem quando fumamos um cigarro ou um charuto no sofá. Ou ainda, quando caminhamos por uma rua que sobe lentamente... Ou seja, as ideias chegam quando não as esperamos, e não quando estamos arduamente à procura delas na nossa mesa de trabalho. Não obstante, elas certamente não nos ocorreriam se não tivésemos pensado à mesa e buscando respostas com uma dedicação apaixonada.
Assim sendo, creio que o Star Tracking é uma rede de interacções e de estruturas conectivas que pode ajudar a soldar pontas que se revelam verdadeiramente úteis à vida das pessoas, das comunidades, das empresas e das sociedades e dos países - enquanto agregados maiores - que precisam de muita e boa informação para conceber, executar e controlar as políticas públicas que se impõem a cada país num dado momento.
Creio que o talento está em compreender tudo isto e fazer, em cada uma das áraes do saber, algo que contribua para a valorização do conjunto. Sendo certo que a soma das partes pode superar esse conjunto...
Star Tracking - A Odisseia [Link]
O Star Tracking - Odisseia do Talento foi desenvolvido com o objectivo de identificar a comunidade expatriada de talento Português, fomentar a aglutinação dessa comunidade e estabelecer uma ligação mais forte e positiva com o País. Assim, o Star Tracking - Odisseia do Talento consiste numa viagem pelas principais capitais do mundo onde existem comunidades relevantes de talento luso com o objectivo de fomentar o networking e mobilizar esta geração de talento expatriado para a sua contribuição para um Portugal vencedor.
Paralelamente o Star Tracking – Odisseia do Talento utilizará este site como um network de talento Português, servindo igualmente de plataforma de informação sobre o país. Neste espaço de debate e construção de oportunidades para o País, podes partilhar a tua opinião participando no blogue de discussão e surveys. Podes ainda identificar talentos portugueses expatriados e estabelecer contactos valiosos ou consultar estudos e artigos sobre as empresas de sucesso do nosso País. Existe ainda a possibilidade de propores iniciativas ou explorares oportunidades desta rede de talento.