terça-feira

Paul Mccartney & Steve Wonder - Ebony And Ivory e Ray Charles - Hit the road Jack!

Paul Mccartney & Steve Wonder - Ebony And Ivory

Steve Wonder de par com Ray Charles, Martin Luther King e muitos outros negros foram vencedores natos. Nasceram cegos e negros e conseguiram não só sobreviver como vencer numa América adversa (e num mundo adverso, com um quadro mental retrógrado e profundamente discriminatório). Embora a maior parte das pessoas pensem que já nasceram ricos e a receber os direitos autorais das suas fantásticas músicas - que ainda fazem sonhar as novas gerações.
Mas por que razão isto aconteceu desta forma e não doutra?
Sendo certo que a via mais fácil era o conformismo, a resignação e a derrota - que à partida os crucificava pelas sérias limitações físicas que carregavam. Basta experimentar representar uma hora na vida de um invisual numa cidade, sobretudo se ela tiver uma "geografia cega" - que sem querer discrima.
Mas os casos citados deram a volta por cima, tornaram-se cantores, pianistas, políticos de sucesso mundial - inspiradores para outros músicos. Mesmo o caso de Martin Luther King que morreu assassinado - a sua lição e legado perdurou depois da sua morte. Ou seja, o assassino matou King mas não acabou com o seu sonho e exemplo para o mundo - que frutificou durante muitas e longas gerações, dentro e fora da América.
Tina Turner também apanhava do marido nas fronteiras domésticas - o que não a impediu de passar a cantar menos bem, como é negra as nódoas negras não se notavam (piada discriminatória!!!) - mas a questão colocava problemas de discriminação e de violência conjugal, e muitos artistas tiveram de ultrapassar essas discriminações decorrentes da cor da pela ou das limitações físicas e mentais com que vieram ao mundo.
Luther King teve um sonho. Certamente, que os ciganos e negros de Loures - e um pouco por todo o país - também terão o seu sonho. Um sonho que não se deve traduzir em dar tiros e facadas. Como se presume que nas veias também terão sangue vermelho - como os caucaseanos - é legítimo supôr que os sonhos de uns e outros não sejam assim tão díspares nem mortíferos...

Steve Wonder y Ray Charles

Hit the road Jack!

Tony Bennett and Stevie Wonder-For once in my life

Stevie Wonder - Isn't She Lovely live 1984 Detroit