quinta-feira

Google vence prémio Príncipe das Astúrias para Comunicação e Humanidades. Um prémio merecido

O Google foi criado a 27 de Setembro de 1998 por Larry Page e Sergey Brin
Google vence prémio Príncipe das Astúrias para Comunicação e Humanidades 2008
11.06.2008 - 12h44 PÚBLICO
O júri dos Prémios Príncipe das Astúrias atribuiu o galardão deste ano ao motor de busca Google na categoria Comunicação e Humanidades. A candidatura do Google, proposta pelo diplomata espanhol José Luís Prado, impôs-se num um total de 25 candidatos oriundos de 12 países.
Os membros do jurí consideraram que “o Google fez, em apenas uma década, uma gigantesca revolução cultural e proporcionou o acesso generalizado ao conhecimento”. Deste modo, o motor de busca “contribuiu de maneira decisiva para o progresso dos povos, ultrapassando as fronteiras ideológicas, económicas, linguísticas e raciais”.
A Fundação Príncipe das Astúrias considerou ainda que o objectivo do Google ao longo destes dez anos de vida tem sido “organizar a informação mundial e torná-la acessível e útil para qualquer utilizador com acesso à internet em todo o mundo”.
O Google derrotou a agência fotográfica Magnum, uma das grandes favoritas ao prémio. Outros dos candidatos à edição deste ano eram o jornalista Bob Woodward, o francês Daniel Cohn-Bendit (líder do Maio de 68), a Wikipédia e o jornalista espanhol Manuel Leguineche, favorito de alguns dos membros do jurí, que mostraram a sua indignação com a atribuição do prémio. [...]
Obs: Imagine-se o que seria o responsável do jornal de Belmiro a concorrer com os seus livrinhos sobre o Iraque. Púm, púm... Limpava o concurso, pela certa!!!
O Google tem ensinado muita gente quase analfabeta a ler e pesquisar matérias na Net. Muitas delas nem sequer sabem onde encontrar a "@", outras - quase aos sessentas - não conseguiram concluir uma licenciaturazinha, mas sabem manusear o Google com o um ás da estrada. Um prémio merecido, portanto.