sábado

A chave do mistério reside em kate. A opinião de José Cabrera Fornero, psiquiatra forense

A chave do mistério está “seguramente em Kate, mulher muito especial e com distúrbios”, garante ao CM José Cabrera Fornero, psiquiatra forense que acompanha o caso desde o início. O espanhol assistiu, atento, “à entrevista encenada” que o casal concedeu à Antena 3 e o objectivo era “terem o povo espanhol com eles”. Mas 70 por cento dos ouvintes que ligaram para o canal acredita que os McCann estão a mentir e o psiquiatra acompanha-os –“ao chorar sem mexer um músculo Kate mais parecia um jogador de póquer”.
Especialista em expressão facial, Cabrera diz que “o rosto de Kate é sempre o mesmo, salvo pela lágrimas – as primeiras nos últimos cinco meses e curiosamente só depois de ter sido criticada por não chorar”. Agora fê-lo mas a sua cara “não expressa qualquer emoção ou sentimento. Quando se chora mexem-se os músculos da cara e ela não mexeu um único músculo, tal como os jogadores de póquer. Isso é muito significativo”, assegura o psiquiatra espanhol, e “traz-nos a certeza de que está a esconder algo”.
Cabrera diz que os 30 minutos de conversa foram afinal “uma entrevista não espontânea, perfeitamente encomendada em relação a todas as perguntas feitas pelo jornalista. E dá-nos a impressão que toda aquela postura foi encenada pelo casal”.
O espanhol recorda a última frase de Gerry e considera-a mesmo “genial: “Não fales enquanto não te tirarem o microfone”. Isto só vem provar que afinal tudo aquilo não passava de um grande teatro, toda uma entrevista encenada. Isso ficou claro”.
José Cabrera reparou em “meia hora de entrevista em que ele só se preocupou em controlá-la. É extraordinário. Sempre que ela abria a boca para falar ele apertava-lhe a mão – e tudo porque a chave deste mistério está seguramente nela, é uma mulher muito especial...”
Kate McCann “há muito que tinha problemas psiquiátricos”, garante o especialista, e “agora agravaram-se”. Cabrera reteve uma entrevista que os avós de Maddie deram recentemente à televisão espanhola: “Estes, na sua inocência, contaram inclusive que a filha Kate lhes confessara tempos antes do desaparecimento que a menina estava a ficar cada vez mais parecida com ela, o que do ponto de vistas psiquiátrico quer dizer muito...”.[...]
PS: Digamos que se tratou dumas lágrimas de crocodilo, do Nilo...