terça-feira

Oferta do Manual do Guerrilheiro Urbano a MMendes

Por pouco ou mesmo nada que se goste do actual líder do PsD, Luís Marques Mendes, devemos reconhecer que ele tem inegáveis qualidades de trabalho e de organização, além de experiência política que, por vezes, o fazem errar como um estagiário de direito.. Dedicado à oposição tem feito uma marcação cerrada a Sócrates, nem sempre da forma mais inteligente, certeira e sólida, mas tem sido a forma possível de desgastar o PM - que, em rigor, se tem desgastado a si próprio com o dossier DREN, Saúde e Educação e algumas outras políticas públicas de mérito discutível.
Mas para além desta dificuldade sistémica em MMendes sobremontar as dificuldades enquanto líder da oposição e meter o PM K.O., Mendes tem visto na sua própria família política uns "ratinhos roedores" bastantes inconvenientes e irritantes. Luís Filipes Meneses, o homem dos Nortistas vs Sulistas - é esse "roedor-mor" da política lusa - que tem utilizado a Sic de Balsemão para farpear o desgraçado de MMendes - que todos os dias, todas as horas, todos os minutos vê em Meneses um elemento de bloqueio natural sempre pronto a sabotar o trabalho do actual líder do PsD.
Nesta conformidade, e porque compreendemos bem o desgaste a que MMendes está sujeito, aproveitamos aqui para lhe oferecer o Manual do Guerrilheiro Urbano de Carlos Marighella, onde se ensinam algumas acções de guerrilha urbana e de guerra psicológica - prenunciadora do clima geral que tolherá (ainda mais) este PsD que hoje se encontra no caldeirão político da S. Caetano à Lapa.
Confesso que só de pensar nos nomes que se perfilam para a liderança - Morais Sarmento, Aguiar Branco, L.F. Meneses, Santana, a madrinha do Antonho Preto a Manela Ferreira leite (que é a reserva da reserva, apenas para condicionar a escolha de candidatos à liderança) - já começo a sentir alguma simpatia por MMendes.
Que terá hoje de se familiarizar com as múltiplas formas de acção que o guerrilheiro Meneses & compª - poderá dirigir-lhe:
1. Incursões ou invasões na sede da S. Caetano à Lapa;
2. Ocupações do lugar parlamentar de Mendes no hemiciclo de S. Bento;
3. Emboscadas à saída de casa;
4. Táticas de rua nas estreitas artérias da Lapa;
5. Fomentar deserções na equipa de Mendes;
6. Sequestrar a secretária e os amigos mais próximos de MMendes e pedir o resgate a partir duma Rádio-pirata a emitir de Vila Nova de Gaia;
7. Execuções sumárias, medida mais extrema, coisa a que Meneses será sensível já que, na qualidade de médico, terá feito o juramento de Hipócrates que obriga a proteger a vida;
8. Sabotagens e acções de terrorismo no carro e em maços de cigarros utilizados por MMendes bem como noutros dispositivos;
9. Propaganda geral - dizendo que MMendes tem um passado duvidoso em áreas de melindre social e guerra de nervos em geral. Basta ver o que sucedeu a Ferro Rodrigues...
MMendes terá, pois, de estar preparado para esta nova maquinaria do poder que os opositores internos passarão a utilizar para destruir o que resta (manifestamente pouco) da credibilidade e prestígio de MMendes.
Pela nossa parte sugerimos aqui ao líder em funções que tire férias, e parte para local incerto durante 90 dias, verá que quando regressar o saco de gatos que é hoje o PsD já se arruinou, desse modo a religitimação do poder no seio do PSD será menos desgastante e traumático para MMendes.
O mesmo que ganha todos os debates internos, mas perde sempre para Socas.