sábado

Inteligência colectiva - por António Câmara -

  • Mais um artigo interessante e de valor acrescentado de António Câmara

Inteligência colectiva

António Câmara Utilizando-a teríamos um melhor grau de apropriação das decisões do Governo pela sociedade

AInternet permite que milhões de pessoas participem em decisões que afectam a vida pública. Facilita ainda os processos de desenvolvimento de «software» em grupo. A Internet é a plataforma que possibilitou a criação revolucionária de novos sistemas de recomendação, baseados em opiniões de compradores, para a aquisição de bens. A Internet tem também permitido a criação colaborativa de repositórios de sabedoria.

Estes são exemplos de situações em que a agregação de um número substancial de contribuições individuais independentes (ou inteligência colectiva) pode resultar em melhores soluções do que as conseguidas através de contribuições de um conjunto limitado de peritos.

A inteligência colectiva assume várias formas: cognição (utilizada na previsão do funcionamento de mercados); cooperação (aplicada no desenvolvimento de «open source software»); e coordenação (por via de comunidades estabelecidas «ad hoc»).

Na área da gestão, saliente-se o projecto do livro ‘We are smarter than Me’ (.http://www.wearesmarter.org/). Este livro tenta desenvolver um sistema fiável de credibilização das contribuições individuais, um problema comum em esforços colaborativos.

Outro problema recorrente na utilização da inteligência colectiva reside na coordenação dos diferentes actores. A Zara, que coordena dezenas de agentes nas várias fases da cadeia de valor, tem sido apresentada como um caso exemplar nesse domínio.

Em Portugal, a utilização de ferramentas colaborativas nas empresas está em ascensão. Mas a utilização da nossa inteligência colectiva, em projectos decisivos, tem sido inexistente. Pode-se questionar se chegaríamos a melhores decisões aplicando essa ‘inteligência’. Porém, é certo que utilizando-a conseguiríamos um grau de apropriação das decisões governamentais pela sociedade incomparavelmente superior à que registamos hoje.

Presidente da Y-Dreams