quinta-feira

Humor judaico & abraço a Deus...

Dois rabinos (o 3º não conta..., é teso e não sabe línguas..) falavam sobre a força da oração e um deles disse: - Eu rezo com tanta ciência e fervor que, no Verão passado, creio bem que consegui fazer com que chovesse em plena seca e uma outra vez uma chuva diluviana deteve-se depois de eu ter cantado um salmo na sinagoga com toda a força de que fui capaz! - Isso não é nada - observou o outro -, nada de nada!!! Por mim, nem preciso sequer dessas orações, falo todos os dias com Deus como estamos agora os dois aqui a falar. - Diz-me, rabino, não és mesmo um mentiroso? - Rabino, estás a blasfemar! - Onde está a blasfémia? - Ora, rabino, acreditas que Deus aceitaria falar assim com um mentiroso? Hoje, para variar, o editorial do Jumento, é sobre Israel e a concepção de política doméstica e internacional a que eles próprios se atribuem. O artigo, para variar, é telegráfico e realista e, acima de tudo, não é "mentiroso"... Vale a pena ler, sem favor
  • Post dedicado a Deus pela permanente circunstância de ter de lidar - day-by-day - com a mentira sem puxar as orelhas a ninguém. Ou secalhar puxa, nós é que não sabemos... Se alguém o vir, mande-lhe pfv um abraço da minha parte - sem esquecer a narrativa que aqui Lhe devotamos. Como mal sei escrever, por vezes até penso que "Alguém" pensa e escreve por mim, ainda que mal... Seja como for, a ideia que faço d'Ele corresponde aquela imagem: é um Ser de direita e de esquerda ao mesmo tempo (embora jamais escolhesse o PS ou o PsD para se filiar), tem o coração fora do peito, também tem sangue vermelho, gosta do dourado e parece ser "fixe" - pela sinaléctica que faz com a sua mão esquerda. No fundo o que queria dizer é que Deus é "tipo" porreiro... E se assim for já vai estando no tempo de meter os israelitas na ordem e, de caminho, civilizar também os palestinos e todos os árabes que seguem a via do terrorismo como forma de fazer "política" e afirmar os seus objectivos no curto, no médio e no longo prazos.