A Pub. é...
Quando dava Publicidade recorria sempre a uma definição simples e eficaz da autoria de um autor britânico John Hegarty. A Pub. é a redução da complexidade. Confesso que esta ideia simples e eficiente é tão básica quanto ajustada a qualquer produto, serviço ou mesmo "pessoa" que se queira promover - pessoal ou institucionalmente. Em nome duma causa nobre ou, simplesmente, do seu narcisismo egocêntrico ou da sua carteira de pele de crocodilo. Carrilho, por exemplo, anda a meio caminho desta cruzada, mas não é este o momento para estragar este post. Sobre Carrilho há pra aí uns teorizadores facilitadores que penhoram a verdade dos factos e cedem à verdade analítica. Pois também eles vivem dos favores dos jornalistas, de alguns deles... Como eu os conheço tão bém, à légua... E às vezes até tenho compaixão pelo que escrevem. A ideia das Agências de Pub. é, creio, recorrer aos honorários dos psicólogos de serviço - que regra geral não pescam nada de sociologia (assim como os sociólogos não pescam nada de relações interpessoais, só mexem nos grandes agregados humanos) - e fazem umas sondagenzecas a pessoas com elevado estado de ansiedade e depois fornecem-lhes os pastéis de nata que eles desejam ver, ouvir ou comer. A ideia é premir esses botõs do intelecto e da emoção das pessoas, moldando-lhes as ambições. E aqui os nossos amigos do Google fizeram-no na perfeição. Alguém referiu um dia que o anúncio perfeito era aquele que faz da audiência cúmplice, e conseguiu. Primeiro, descobre-se um estímulo que provoque uma reacção, e depois "zás"... Sugeria aqui a Sócrates que convidasse as mulheres dos futebolistas de 1ª linha da actual cena mundial a fazer um ciclo de conferências sobre a putativa retoma da economia nacional alí na Fundação Caloust Gulbenkian, no Parlamento, no CCB e noutros passos perdidos cá burgo e depois avaliasse se, efectivamente, muitos dos empresários não inchariam os seus cash-flows em muitas dessas conferências... Como estamos no Verão recordo aqui a estória que contámos ontem sobre a vida do Pre. Jeremias Faz Tudo que para seduzir mais fiéis ao seu rebanho dominical se despia enquanto dava a missa... Também isto é genial neste país que se chama Portugal.
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