sábado

O novo síndrome dos galináceos

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Recorrentemente as estações de TV cá do burgo reportam peças jornalísticas que, não fora a gravidade do problema e o seu carécter incontrolável que encerra, seria uma manifestação galinácea de elevada comicidade. Assim, muitos dos feirantes que ganham as suas vidinhas vendendo as ditas aves - viram o dia estragado e o negócio arrumado por uns inspectores que, num ápice, fizeram uma aliança contra as aves em nome da saúde pública.
Mas quer a reacção dos feirantes, quer o nível da inspecção e o calibre das intervenções dos inspectores do campanário - revela bem o Portugal que temos, o povo que ainda somos, a alma profunda que não nos larga. Para ilustrar esta comicidade, que pode fazer perigar a saúde pública, vejamos estas declarações, recolhidas em contexto de feira galinácia e acompanhadas da respectiva proibição de comerciar tais aves em mercados e feiras. A coisa passou-se na feira de Espinho, representa um momento de rara filosofia e de singular metafísica. A reter. Reza assim:

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us

Se não concordo?!?!?! Claro que não concordo!!!! Olhe, sabe, isto é tudo política, só política!! Quando foi das "bacas" loucas também diziam que vinha isto, e aquilo, eu sei lá, e foi o que se viu! Também diziam que vinha um vírus nas meias e roupas dos “chinos” que nos matava a todos e andamos aqui, não nos aconteceu mal nenhum!”
- vai daí ó despois -
... “e não tenho medo nenhum! E olhe, tenho mais de cem galinhas, lá em casa, e vou continuar a comer e a comprar! E se morrer das galinhas, olhe, não morro de outra coisa qualquer!”

Image Hosted by ImageShack.us

Nota: melhor do que isto só propôr um concurso de tiro ao prato com os galináceos potencialmente nocivos para a saúde pública. E transformar os campos de golf em campos de sequestro para isolar essa possível pandemia. É bom não esquecer que as aves voam. Percorrem longas distâncias por dia. E há quem diga que elas, numa estratégia concertada, já levantaram vôo do Oriente e ameaçam estacionar, aos milhares, no estádio do Dragão para, assim, tentar exterminar o Bimbo da Costa, que é uma "ave rara" que faz distúrbios em Portugal há já duas décadas, mas que urge erradicar definitivamente das nossas capoeiras.