Puigdemont e a declaração unilateral de independência diferida..
- O chefe da Generalitat - e os catalães em geral - estão num processo complicado, pois encontram-se no meio da ponte; esta está quase a ruir; e lá em baixo encontram-se jacarés famintos.
O que fazer, então?!
- Deitar tudo a perder, jogando os catalães aos jacarés? também não, obviamente.
- Talvez enunciar os pressupostos duma declaração de maior autonomia política e financeira, tendente a uma futura independência, mas que contemple, desde já, uma alteração no pagamento de impostos ao centralismo madrileno - que os catalães não estão mais dispostos a sustentar.
Talvez esta seja a via fina que permita passar pelos intervalos da chuva grossa, e, assim, recentrar o debate há muito perdido entre BcL e Madrid por causa dos excessos do corrupto Rajoy, do PP, e do excesso de zelo de Puigdemont, que segue a regra antes quebrar do que torcer.
Seja como for, o Reino de Espanha, após esta grave crise catalã, não será mais o mesmo, e as tensas relações entre a bela e rica BcL e Madrid, após aquele excesso policial a fim de evitar a realização do referendo, só veio catalizar ainda mais as aspirações daqueles milhões de catalães a consolidar a ideia de que a via da independência, a prazo, será a que melhor serve os seus legítimos interesses.
Mas isso exige tempo para preparar a transição da economia, da moeda e da relação da região da Catalunha com a Europa e o Mundo.
Iremos assistir, doravante, a uma imensa novela mexicana...
__________________________
Etiquetas: Puigdemont e a declaração unilateral de independência diferida..
<< Home