sexta-feira

Rui Moreira diz ao PS: só sei que não vou por aí...

Resultado de imagem para usurpaçãoNota prévia: Da Usurpação


António Costa cometeu um erro de cálculo colossal, e ao fazer essa má percepção acerca de quem é Rui Moreira fez (ou permitiu que se fizessem..) duas ou três coisas, todas erradas e com efeitos perversos na relação do PS com as forças vivas da cidade do Porto: deixou perpassar a ideia de que Rui Moreira poderia se ministro ou eurodeputado (ora, R.Moreira não preciso disso para o seu ego); depois, o chefe da "geringonça" mandou (e mal) a sua secretária-geral adjunta, Ana catarina Mendes dar o passo maior do que a perna e o resultado foi o que se viu: estatelou-se ao comprido com a vigorosa cidade do Porto a rir-se abundantemente. 
- Aliás, as declarações de a. catarina mendes foram abusivas da autonomia de vontade de Rui Moreira, dado que quis impôr o peso do aparelho do partido socialista sobre um candidato independente que, por mérito próprio, conquistou a autarquia do Porto (com o apoio do cds). 
- Mal comparado, seria como se o PSD ou o CDS pressionassem Marcelo a incluir no seu gabinete de Belém um conjunto de assessores indicados por aqueles partidos como contrapartida daquele apoio político livremente dado ao candidato Marcelo a Belém. 
- De facto, esta tirada lamentável de catarina mendes, ao dizer que uma vitória no Porto seria uma vitória do PS, a qual se sobreporia ao mérito pessoal de Rui Moreira revela a pior faceta estalinista que, como se vê, também afectou o democrático PS,  o qual parece ter aprendido pouco com a história, com a evolução do pensamento político e com aquele microscosmo específico que é o Porto. 
- A.catarina mendes, que não é comunista (mas parece!!!) - e que é uma apparatchik do ps, ainda não compreendeu uma coisa: há pessoas, ou algumas pessoas, que não precisam da política para viver e têm a liberdade de pensar e de agir conforme pensam, e isso implica, por vezes, saber dizer NÃO. 
- Por isso, fez muito bem Rui Moreira, como que subscrevendo o cântico negro de José Régio - ao dizer "àquele aparelhismo estalinista do ps" (que ainda lamentavelmente existe) -  só sei que não vou por aí...
- Por fim, registe-se que o que se passou hoje na autarquia do Porto passa-se frequentemente noutras autarquias do país, embora com menor visibilidade mediática - e que a região do Alto Alentejo também é sintoma dessa gula bravia pelo poder. 
_____________________________________


Rui Moreira rompe com apoio do PS, Eco 

A recandidatura de Rui Moreira à Câmara Municipal do Porto já não vai contar com o apoio do PS. O independente rompeu com o apoio dos socialistas na sequência das recentes declarações de Ana Catarina Mendes de que uma vitória de Rui Moreira seria uma vitória do PS. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira numa reunião do núcleo próximo da candidatura, avançou o Expresso.
Ver perfil Rui Moreira
O verniz estalou esta semana, depois da secretária-geral adjunta do PS ter dito ao Observador que “na noite eleitoral todas as vitórias dos candidatos do PS e das listas que o PS integra serão vitórias dos socialistas”, na sequência de uma pergunta concreta nesse sentido. Declarações semelhantes já tinham sido feitas ao Expresso e, nessa altura, Moreira tinha deixado o recado de que não haveria “jobs for the boys“, recorda o jornal.
Ainda não é claro se a rotura influenciará um eventual convite ao socialista Manuel Pizarro, nome próximo de Moreira na autarquia. Fonte da candidatura disse ao Expresso que não o iria convidar “enquanto socialista”, deixando em aberto um convite à margem das ligações de Pizarro com o partido. Já esta manhã, à Rádio Renascença, Rui Moreira recusou comentar a polémica. “Não vou falar sobre isso”, rematou.
Rui Moreira: “Não serei ministro nem eurodeputado”

PS/Porto classifica anúncio de Moreira como “surpreendente e inesperado”

A concelhia socialista do Porto classificou como “surpreendente e inesperado” o anúncio de que o movimento independente de Rui Moreira, atual presidente da Câmara do Porto, recusa o apoio do PS nas autárquicas.
Numa nota de imprensa, o PS/Porto acrescenta ter agendado para as 21h30 uma reunião da direção para “analisar a situação política autárquica no Porto”.
Artigo atualizado às 13h59 com a reação do PS/Porto
___________________

Etiquetas: ,