terça-feira

Inédito de Eça de Queirós chega hoje às livrarias - A Morte do Diabo -


«A Morte do Diabo», guião para uma sátira cantada, escrita por Eça de Queirós e Batalha Reis chega hoje às livrarias, editada pela Caminho.
in TSF


 
O texto inédito e inacabado foi descoberto por acaso na Biblioteca Nacional e revela uma nova e desconhecida faceta da arte de um dos maiores nomes da literatura portuguesa.
 
Irene Fialho, a investigadora que descobriu a opereta, diz que a obra se enquadra num tempo precoce da escrita de Eça de Queirós.
 
Em declarações à TSF, Irene Fialho destaca ainda que a opereta continua atual e até nem desafina com a disposição do país hoje em dia, pois fala de um inferno chato e aborrecido.
 
 
Obs: Digamos que Eça, até na sua puberdade literária, foi premonitório em relação ao nosso querido Portugal, às suas elites, à qualidade das suas políticas públicas, cujos resultados trágicos são bem conhecidos. Sem querer, o paralelo com a actualidade socioeconómica é verdadeiramente trágico. Recuperando o título desta opereta cómica, dificilmente os portugueses excluiriam da fig. do "diabo" o actual espaço político que cruza S.Bento e Belém, responsáveis maiores pelo actual desnorte do país.
 
Já agora, parabéns à investigadora Irene Fialho por ter descoberto esta "relíquia", ainda por cima de forma não planeada.


Etiquetas: